Por SELES NAFES
O ex-deputado estadual Agnaldo Balieiro da Gama, de 41 anos, se apresentou à Polícia Civil do Amapá, na tarde deste domingo (10).
Ele estava acompanhado de um advogado quando chegou à Delegacia Geral de Polícia, no complexo de secretarias do governo do Estado, no Centro de Macapá, por volta das 16h50min.
Balieiro foi submetido a exame de corpo de delito e levado para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Em seguida, ele será transferido para o Centro de Custódia do Zerão, na zona sul de Macapá, onde ficam os policiais condenados ou presos preventivamente.
A apresentação ocorreu no momento em que a Polícia Civil estava pedindo à Justiça a inclusão da “difusão vermelha da Interpol” no mandado de prisão, expedido no dia 5 de fevereiro.
O ex-deputado pelo PSB e ex-secretário de Administração do Estado, em 2012, foi condenado a 5,9 anos de prisão, em regime semiaberto, pelo recebimento fraudulento de R$ 900 mil da verba indenizatória da Assembleia Legislativa. Segundo o Ministério Público do Estado, ele teria utilizado notas fiscais falsas. A condenação é de 2015, mas somente agora os últimos recursos foram julgados
Com a prisão de Balieiro, sobe para quatro o número de ex-deputados estaduais cumprindo penas por crimes de corrupção.
Moisés Souza, ex-presidente da Assembleia Legislativa (pena de 13,4 anos em regime fechado)
Edinho Duarte, ex-primeiro secretário (pena de 13,4 anos m regime fechado)
Eider Pena, ex-primeiro secretário (pena de 4,6 anos em regime semiaberto)
Agnaldo Balieiro (5,9 anos em regime semiaberto)