Barragens: sem especialistas no AP e com risco no Lourenço, MP pedirá apoio federal

MP cobrou medidas imediatas do Estado para evitar acidentes
Compartilhamentos

Por DA REDAÇÃO

Com 38 barragens de contenção, sendo 23 de mineração, 11 de acúmulo de água e 4 de hidrelétricas, o Amapá não conta com especialista no assunto nos quadros de seu principal órgão de fiscalização: o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).

Esse é somente um dos problemas apresentados em um encontro na sexta-feira (8), entre o Ministério Público do Amapá (MP-AP), com representantes de órgãos federais e estaduais, e da mineradora Beadell.

Representantes do Imap informaram que o órgão, desde 2016, tem realizado vistorias em algumas barragens e, no ano de 2018, foi feito o levantamento de todas as barragens existentes no Estado.

“Fazemos o acompanhamento visual e com uso de GPS, de modo que nossos pareceres são baseados também nos relatórios das empresas, mas é importante frisar que não temos profissional especialista em barragens no Imap”, disse Cleane Pinheiro, representante do instituto.

MP teve encontro com órgãos de fiscalização Foto: MP-AP

Outra dificuldade na fiscalização indicada na reunião foi o acesso aos locais. A questão foi abordada pelo coordenador de Defesa Civil do Amapá, Coronel Wagner Coelho.

“As barragens são uma preocupação da Defesa Civil do Estado e tem entrado em pauta nesses dias para que seja elaborado um plano estadual de contingenciamento. Entretanto, trata-se de matéria complexa e que situa-se no âmbito de fiscalização da competência de órgãos federais, sendo necessária uma articulação conjunta com os órgãos estaduais. Atualmente temos um diagnóstico, mas não temos plano de ação, estrutura e nem especialistas no assunto”, disse o coronel.

Zamin

A notificação à empresa Zamin Amapá Mineração Ltda, responsável por três barragens no estado, é outra dificuldade. O motivo seria que a companhia está sem operação desde abril de 2014, por estar em processo de recuperação judicial.

 “Precisamos dar uma resposta para a população a respeito das condições das barragens da referida empresa, mas não conseguimos identificar os representantes dela no Amapá”, informou o promotor Wueber Penafort. Jorge William Fredi, promotor de Justiça que atualmente responde pelo município de Pedra Branca.

Barragem sendo construída em Ferreira Gomes, em 2014 Foto: arquivo

O promotor disse também que o MP-AP precisa de respostas imediatas acerca das atuais condições de segurança das barragens do complexo de mineração Zamin.

Risco no Lourenço

De acordo com o coronel Medeiros, da Defesa Civil, foram feitos dois sobrevoos na região do Lourenço, em Calçoene, e as barragens da região oferecem risco alto, pelo fato de não serem monitoradas.

“A Agência Nacional de Mineração (ANM) tem conhecimento desta situação da barragem da Zamin, mas o Estado não tem como atuar, visto que existe conflito de atribuições com a União”, informou o coronel.

Intensificação de vistorias

Diante do quadro, o promotor Jorge Fredi deliberou que irá requisitar medidas da Agência Nacional de Mineração (ANM), principalmente relacionadas às barragens da Zamin, e aos órgãos responsáveis, que intensifiquem as vistorias, monitoramento e apresentem as soluções, para mitigar os riscos.

O Coronel Wagner esclareceu que vem sendo discutida uma ação por parte da Defesa Nacional para fazer um levantamento minucioso das barragens do Amapá, clandestinas ou autorizadas, comprometendo-se em informar o quanto antes possível ao MP-AP quanto ao plano de ação que está sendo elaborado pelo Estado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!