Inconvenientes dentro de casa, cupins voadores também são importantes

Apesar da incômoda presença durante o período chuvoso, pesquisador afirma que menos de 10% das espécies causam algum prejuízo
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Com a chegada das chuvas e do tempo úmido, alguns insetos indesejados circulam pelas ruas e invadem as casas e apartamentos, causando muito transtorno. É o caso dos cupins voadores, e muitos se perguntam: o que fazer?

O Portal SelesNafes.Com conversou com Alexandre Jordão, pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), que é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em entomologia. Ele esclareceu algumas curiosidades sobre os cupins.

Alexandre Jordão (Iepa): espécies também trazem benefícios Fotos: Rodrigo Indinho

O que são os cupins voadores?

Dr. Alexandre: São os mesmos dos “sem asas”. Conhecidos também como térmitas, os cupins são insetos sociais e sua casta reprodutora é alada. Existem por volta de 2,8 mil espécies de cupins até o momento descritas no mundo todo. Os cupins voadores também são chamados de “aleluias”, são produzidos em grande quantidade ou milhares e servem de alimento aos predadores naturais, como aves, anfíbios, aranhas e outros insetos.

Por que aparecem voando apenas no período chuvoso?

Na época da revoada, eles abandonam o cupinzeiro. Pode ocorrer durante as temperaturas mais amenas ou após as chuvas. A revoada é o principal processo para formação de novos cupinzeiros. O voo destes alados é curto, escolhem um local para pousar e livram-se das asas quando se dará início ao novo cupinzeiro e à postura dos primeiros ovos deste casal real.

Ninho arborícola seccionado. Quando triturado pode ser usado como adubo alternativo

Em quais locais normalmente são feitos os cupinzeiros? Como é sua composição? Pode ser reaproveitado?

A composição e a estrutura do cupinzeiro são muito variáveis. Podem ser escavações na madeira ou no solo e podem ter outros padrões, dependendo da espécie. Os ninhos são construídos pelos operários de forma muito hábil e sólida. Alguns agricultores os utilizam como fornos ou anteparo em construções. Os ninhos arborícolas quando triturados podem ser adicionados ao solo como adubo alternativo para a complementação nutricional de nitrogênio, cálcio, potássio e magnésio.

Quais benefícios trazem os cupins?

Os cupins estão entre os insetos mais benéficos ao solo. Eles constroem canais no solo, auxiliando na aeração; descompactam o solo; enriquecem o solo de matéria orgânica; aceleram a degradação de materiais lenhosos, como troncos, raízes e folhas existentes na superfície; e auxiliam na reincorporação e ciclagem dos nutrientes dos ecossistemas terrestres.

Ninho de cupim arborícola

Eles trazem prejuízos aos humanos?

Menos de 10% das espécies de cupim causam prejuízo aos interesses humanos. Destes, algumas estão entre os insetos mais daninhos à madeira e seus derivados, como compensados e papelões, às edificações em ambientes urbanos e aos plantios atingindo raízes e mudas vegetais.

O que pode ser feito para evitar os cupins voadores?

Dr. Alexandre: Na época da revoada, quando os alados estão se dispersando, é importante manter as portas e janelas fechadas para evitar a entrada desses insetos. Também vedar as frestas da casa, inclusive a caixa d’água pois caso eles entrem, podem morrer e inviabilizar o consumo da água.

Alguns indivíduos de espécie de cupim

Deve-se realizar inspeções periódicas para se verificar a sua presença. Quando o cupim estiver presente na madeira ou em móveis de valor, deve-se aplicar o inseticida em ambiente aberto e diluído em querosene para a sua penetração.

Em residências, a barreira química é uma forma de sua contenção. Na agricultura, os principais métodos de controle e diminuição de infestações por cupim são: silvicultural, biológico e controle químico.

Já existem no mercado produtos modernos, os quais oferecem os princípios ativos em kit via isca e que acabam levando todo o cupinzeiro à morte. A disponibilidade destes produtos no comércio local do Estado do Amapá depende de incentivo dos técnicos e investimento dos comerciantes locais.

Foto de capa: reprodução

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!