Por SELES NAFES
Mais de 100 mulheres participaram de um curso de capacitação em técnicas de estética para aplicação em salões de beleza e atendimentos em residência. Objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macapá (Semec), que organizou esse e outros cursos profissionalizantes, é proporcionar geração rápida de renda.
O encerramento das aulas foi nesta sexta-feira (15).
“A evasão foi zero porque são técnicas que permitem que as mulheres comecem a ganhar dinheiro mais rapidamente. Elas não vão precisar de uma estrutura logo, mas podem colocar o curso no currículo, buscar emprego num salão ou podem atender em casa com esses serviços de maquiagem”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Isaías Carvalho.
“Na área da beleza sempre tem uma luz, uma chance de ingressar nesse mercado, que é tão amplo. Com esse aprendizado, posso buscar a oportunidade de ganho e renda para ajudar minha família. Todas têm lugar ao sol”, disse Elana Cruz, uma das alunas do curso de beleza.
Para motivar as alunas, os organizadores do curso criaram uma moeda fictícia. A participação e assiduidade foram os principais critérios para ganhar o “dinheiro” que depois foi todo trocado em produtos de beleza.
“Se elas faltassem ou chegassem atrasadas, teriam que pagar para nós e não iam poder comprar o kit completo”, informou o professor Virlan Aguiar.
Além das técnicas em beleza, os cursos profissionalizantes da Semdec estão capacitando mulheres nas áreas da construção civil, secretariado e informática. No total, 305 mulheres estão sendo beneficiadas. Os outros cursos estão na fase final de aulas práticas.