Operação Shoyu: Aprosoja declara apoio às investigações, mas critica modelo de licenciamento

Entidade diz que não foi acionada para prestar esclarecimentos ou cooperar com as investigações
Compartilhamentos

Por DA REDAÇÃO

Em nota, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Amapá  (Aprosoja) declarou que as propriedades alvos de operação do Ibama cumpriram todas as exigências requeridas pelas autoridades licenciadoras competentes. 

A resposta diz repeito à etapa da Operação Shoyu, da Polícia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (14), que investiga um esquema criado para beneficiar produtores de soja no Imap e Ibama.

Na declaração, não há a citação direta ou referência ao ex-presidente da entidade e atual secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Vanderlei Daniel Sebben Filho, um dos investigados. 

A nota diz também que a entidade critica o que considera “insegurança jurídica” acerca do modelo de licenciamento ambiental atual e defende mudanças.

“Este episódio das multas, suscitou a busca por alternativas legais, tendo para isso iniciado tratativas com todos os órgãos de licenciamento e controle estaduais e federais buscado as instruções dentro da legalidade para a resolução não apenas deste processo, mas na construção de um novo modelo de licenciamento no Estado que atenda tanto ao interesse público como também aos interesses daqueles que decidem investir no Amapá, diz a nota da Aprosoja.

A associação declarou ainda ter recebido com surpresa a operação sem que houvesse qualquer pedido de informações ou de intimação para prestar esclarecimentos.

Mesmo assim, a Aprosoja declarou que manifesta apoio às investigações. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!