Por DA REDAÇÃO
Está sendo preparada para 2020, pelo Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD), uma série documental sobre a história da Música Popular Amapaense. A produção audiovisual, de acordo com o governo do Estado, foi anunciada para presentar a cidade de Macapá, no próximo aniversário da cidade.
Serão gravados cinco episódios de aproximadamente 26 minutos e que revelará ao grande público a história dos movimentos musicais do Amapá.
Cenários, épocas e, pessoas que construíram a história dos diferentes ritmos regionais estarão presentes.
Entre os entrevistados, estarão artistas como os dos grupos Mocambo, Pilão, passando pelo Movimento Costa Norte, pela música jovem e músicos de ritmos tradicionais como batuque, zimba e marabaixo. Ritmos mais populares também serão abordados, como zouk love (originário da Guiana Francesa e por muito tempo apreciado pelos amapaenses), merengue e cacicó.
Nomes como Osmar Junior e Fernando Canto farão parte da produção.
“Estamos na fase de pesquisa, colhendo informações de pessoas que vivenciaram e influenciaram a construção da música local. Com o NPD que acabou de ser implantado pelo Governo do Amapá e estruturado com equipamentos de última geração, vamos conseguir executar esse e outros trabalhos movimentando o segmento audiovisual amapaense”, disse a coordenadora do NPD, Ana Vidigal.
Foto de capa: reprodução/internet (Grupo Pilão)