Por RODRIGO INDINHO
“O povo brinca nas redes sociais, mas a parada ecológica em Macapá existe sim e até pé de milho está nascendo”. Esse é o relato de Evanildo Araújo, morador há mais de duas décadas do Bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá.
O autônomo e diversas pessoas precisam utilizar constantemente o transporte coletivo para se locomover até o Centro da capital. Mas, esperar o ônibus na Rua Sebastião Lamarão se torna um tanto preocupante, pois os abrigos estão em situações precárias há bastante tempo.
Os abrigos ficam bem próximos uns dos outros. É possível notar a falta de manutenção pelo mato alto, ferrugem e até por um pedaço de madeira que sustenta o telhado já danificado que ameaça cair por inteiro.
“O povo fica na chuva e no mato, já teve até acidente aqui. Outro problema é a falta de iluminação próxima aos pontos. Pela manhã, geralmente, ocorrem assaltos. Então pedimos ao poder público que solucione essas demandas porque pagamos nossos impostos e não estamos solicitando nada impossível”, acrescentou Evanildo Araújo.
Outra moradora, que preferiu não ser identificada, informou que os ônibus estão fazendo rotas diferentes e cobra uma uma fiscalização da CTMac.
“Como se não bastasse esses abrigos esquecidos, os motoristas estão mudando a rota e prejudicando quem trabalha e estuda, aí fica difícil. A prefeitura tem que ficar em cima dessas empresas”, disse.
Morador faz manutenção de abrigo
Também no Bairro Novo Horionte, em uma região conhecida como “Lago da Vaca”, a imagem de um abrigo de ônibus, na Rua Maria Nair da Silva Santos, viralizou na web por ser revitalizado por um morador por meios próprios.
O Portal SelesNafes.com conversou com o senhor, conhecido como “Batalha”, que preferiu não informar o custo e nem porque decidiu ter tal atitude.
O que diz a Prefeitura de Macapá
Em nota, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) informou que, a empresa contratada pelo município para recuperar as paradas de ônibus não vem cumprindo com o previsto no convênio. A empresa já foi acionada na Justiça e os pontos em estado mais crítico tem recebido ações da companhia.
Sobre a denúncia na mudança na rota de ônibus, a CTMac orienta a população para que acione o Disque Denúncia da companhia: 98100-0799. Conforme denúncia, a CTMac notificará e autuará a empresa responsável.
Também através de nota, a Secretária de Manutenção Urbanística (Semur) informou que vem realizando a limpeza nos pontos de parada desde início de fevereiro de 2019 e que o trabalho é realizado de forma contínua através do calendário de atividades da pasta. Ressaltou que a limpeza no ponto de parada de ônibus localizada na rua Sebastião Lamarão, no Bairro Novo Horizonte, está programada para esta sexta-feira (15).