Tomada por mato, parada de ônibus tem até pé de milho

CTMac informou que empresa contratada para manutenção de abrigos não está cumprindo com acordado em convênio
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

“O povo brinca nas redes sociais, mas a parada ecológica em Macapá existe sim e até pé de milho está nascendo”. Esse é o relato de Evanildo Araújo, morador há mais de duas décadas do Bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá.

O autônomo e diversas pessoas precisam utilizar constantemente o transporte coletivo para se locomover até o Centro da capital. Mas, esperar o ônibus na Rua Sebastião Lamarão se torna um tanto preocupante, pois os abrigos estão em situações precárias há bastante tempo.

Um dos abrigos é tomado por mato alto de um lado, …

 

… e a cobertura de outro, nas proximidades, se sustenta por improviso Fotos: Rodrigo Indinho

Os abrigos ficam bem próximos uns dos outros. É possível notar a falta de manutenção pelo mato alto, ferrugem e até por um pedaço de madeira que sustenta o telhado já danificado que ameaça cair por inteiro.

“O povo fica na chuva e no mato, já teve até acidente aqui. Outro problema é a falta de iluminação próxima aos pontos. Pela manhã, geralmente, ocorrem assaltos. Então pedimos ao poder público que solucione essas demandas porque pagamos nossos impostos e não estamos solicitando nada impossível”, acrescentou Evanildo Araújo.

Evanildo Araújo: situação precária

Outra moradora, que preferiu não ser identificada, informou que os ônibus estão fazendo rotas diferentes e cobra uma uma fiscalização da CTMac.

“Como se não bastasse esses abrigos esquecidos, os motoristas estão mudando a rota e prejudicando quem trabalha e estuda, aí fica difícil. A prefeitura tem que ficar em cima dessas empresas”, disse.

Deteriorado…

 

… parte do telhado de abrigo já não existe

Morador faz manutenção de abrigo

Também no Bairro Novo Horionte, em uma região conhecida como “Lago da Vaca”, a imagem de um abrigo de ônibus, na Rua Maria Nair da Silva Santos, viralizou na web por ser revitalizado por um morador por meios próprios.

Abrigo reformado por morador, no Lago da Vaca

O Portal SelesNafes.com conversou com o senhor, conhecido como “Batalha”, que preferiu não informar o custo e nem porque decidiu ter tal atitude.

O que diz a Prefeitura de Macapá

Em nota, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) informou que, a empresa contratada pelo município para recuperar as paradas de ônibus não vem cumprindo com o previsto no convênio. A empresa já foi acionada na Justiça e os pontos em estado mais crítico tem recebido ações da companhia.

Sobre a denúncia na mudança na rota de ônibus, a CTMac orienta a população para que acione o Disque Denúncia da companhia: 98100-0799. Conforme denúncia, a CTMac notificará e autuará a empresa responsável.

CTMac disse que empresa que deveria realizar serviço foi acionada na justiça

Também através de nota, a Secretária de Manutenção Urbanística (Semur) informou que vem realizando a limpeza nos pontos de parada desde início de fevereiro de 2019 e que o trabalho é realizado de forma contínua através do calendário de atividades da pasta. Ressaltou que a limpeza no ponto de parada de ônibus localizada na rua Sebastião Lamarão, no Bairro Novo Horizonte, está programada para esta sexta-feira (15).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!