Por LEONARDO MELO
Agentes penitenciários do Amapá conseguiram impedir a entrada de produtos bem inusitados esta semana, no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Entre as mercadorias havia latas de cerveja, videogame e até testosterona (hormônio masculino).
No total, foram duas apreensões de produtos que estavam indo para o Cadeião. Durante revista em uma caminhonete que levava livros para os internos, os agentes encontraram caixas de pimenta, videogame e biscoito recheado.
O homem responsável pela entrega dos livros é membro da Igreja Universal do Reino de Deus, e um dos 50 missionários, padres e pastores de várias denominações com permissão para entrar no presídio e fazer o trabalho de evangelização.
“Eles passam por uma revista superficial, mas com a instalação do scanner corporal eles serão melhor inspecionados”, explica um agente consultado pelo Portal SelesNafes.Com.
O evangélico foi detido e conduzido ao Ciosp do Pacoval para responder a inquérito. Ele também teve cancelada a permissão permanente que tinha para entrar no Iapen.
Na Pocilga do Iapen, onde ficam os presos que trabalham na criação de porcos, os agentes flagraram presos usando celulares. Também foram apreendidas garrafas de cachaça e latinhas de cerveja.
A Pocilga fica em uma área fora dos muros do Iapen, onde os presos trabalham e dormem. No local também há um aviário para a criação de patos e galinhas. Após a apreensão, os presos perderam o direito de trabalhar e voltaram para a penitenciária.