Por OLHO DE BOTO
Mais de 32 m³ (metros cúbicos) de madeira nobre, transportadas em carretas de forma clandestina, foram apreendidas nesta sexta-feira (8), durante operação deflagada pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil, na Rodovia Duca Serra, zona oeste de Macapá.
De acordo com o delegado Leonardo Brito, os veículos transportavam o produto do município de Porto Grande, a 105 quilômetros de Macapá. A carga, que estava sem a documentação necessária, seria levada para fora do Estado.
Além da Polícia Civil, agentes do instituto de Maio Ambiente do Amapá (Imap) colaboraram na operação.
“Nessa época, diminui por conta da chuva a extração da madeira, que é estocada para fazer o transporte. Então, a Dema fez um método de investigação em que está atrás do transporte ilegal da madeira que foi retirada no ano passado”, complementou o delegado.
O condutor foi preso e, na delegacia, assinou termo circunstanciado. Em seguida, ele foi liberado e responderá a procedimento criminal.
“A Dema investiga a propriedade da madeira, quem é o comprador, e se a atividade tem sido algo normal. A exploração deve ser feito de maneira sustentável e legal. O que a polícia não vai aceitar é o transporte irregular, extração irregular. Essas condutas serão coibidas”, alertou o delegado Leonardo Brito.
Brito explicou ainda que o transporte de madeira sem nota fiscal e sem a comprovação de sua origem ocasiona a apreensão do veículo e da carga, imediatamente. O condutor e o proprietário do veículo ainda poderão responder a processo criminal.
A madeira apreendida será doada a escolas e organizações sociais.