Caçambas com 32 metros de madeira são apreendidas

Carga seria transportada para fora do Amapá, segundo a Delegacia do Meio Ambiente
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

Mais de 32 m³ (metros cúbicos) de madeira nobre, transportadas em carretas de forma clandestina, foram apreendidas nesta sexta-feira (8), durante operação deflagada pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil, na Rodovia Duca Serra, zona oeste de Macapá.

De acordo com o delegado Leonardo Brito, os veículos transportavam o produto do município de Porto Grande, a 105 quilômetros de Macapá. A carga, que estava sem a documentação necessária, seria levada para fora do Estado.

Madeira era transportada sem documentação. Fotos; Dema

Além da Polícia Civil, agentes do instituto de Maio Ambiente do Amapá (Imap) colaboraram na operação.

“Nessa época, diminui por conta da chuva a extração da madeira, que é estocada para fazer o transporte. Então, a Dema fez um método de investigação em que está atrás do transporte ilegal da madeira que foi retirada no ano passado”, complementou o delegado.

Condutor foi levado à delegacia e responderá criminalmente

O condutor foi preso e, na delegacia, assinou termo circunstanciado. Em seguida, ele foi liberado e responderá a procedimento criminal. 

“A Dema investiga a propriedade da madeira, quem é o comprador, e se a atividade tem sido algo normal. A exploração deve ser feito de maneira sustentável e legal. O que a polícia não vai aceitar é o transporte irregular, extração irregular. Essas condutas serão coibidas”, alertou o delegado Leonardo Brito. 

Delegado Leonardo Brito: extração irregular não será tolerada

Brito explicou ainda que o transporte de madeira sem nota fiscal e sem a comprovação de sua origem ocasiona a apreensão do veículo e da carga, imediatamente. O condutor e o proprietário do veículo ainda poderão responder a processo criminal. 

A madeira apreendida será doada a escolas e organizações sociais.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!