Por RODRIGO INDINHO
Cansados de problemas na via onde residem, moradores resolveram fazer um protesto curioso contra os buracos na Avenida Piauí, no Bairro Pacoval, zona norte da capital. Segundo a população, como há anos a operação tapa-buraco da prefeitura não passa pelo local, o jeito foi plantar mudas de árvores pelo trecho.
Uma das idealizadoras da iniciativa foi a autônoma Beth Castelo, de 45 anos, que nasceu e vive no perímetro até hoje. Ela viu no protesto a única forma de chamar a atenção do poder público.
“Resolvemos fazer isso na tarde de segunda-feira (11), porque é muito buraco e não aguentamos mais. Isso é para ver se o poder público olha pra gente. Nossa avenida está muito feia e se não lutarmos e protestarmos, quem vai?”, comentou.
Depois de fazerem a divulgação do protesto sarcástico na web, as plantas foram retiradas da Avenida sem o consentimento da população. O marido de Larissa Costa, de 20 anos, presenciou o cena.
“Participei do protesto. Durante a madrugada meu esposo viu dois carros aqui retirando as árvores, quando viram meu esposo eles sumiram. Acho que são ‘puxa sacos’. É uma atitude revoltante porque passamos a tarde toda para chamar a atenção de algo que é direito nosso. Espero que a prefeitura olhe pra gente agora e não só na eleição”, protestou.
Já a professora Iris Pereira, de 58 anos, teme pela segurança das pessoas. Ela pede um trabalho de qualidade para o local.
“A Piauí é uma rua que ficou esquecida, eles passam jogando aquela ‘borra’ por aí e na primeira chuva vai embora, não queremos isso. A Maranhão e a Ceará são ruas limpas e aqui é desse jeito. Fica difícil crianças e idosos passarem por aqui porque os carros não respeitam, jogam lama e faltam atropelar todo mundo. Aqui é praticamente o Centro e é uma vergonha”, disse.
Os moradores prometeram que se os problemas continuarem vão tomar novas atitudes de protesto.
O que diz a prefeitura de Macapá
Em nota, a PMM informou que a Avenida Piauí, já estava no cronograma de serviço de tapa-buracos realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob). Ressaltou que o trabalho está sendo executado nesta terça-feira (12).
Foto de capa: reprodução