DA REDAÇÃO
Nesta sexta-feira (29), em uma residência localizada no Bairro Beirol, na zona sul de Macapá, o departamento de zoonoses da Secretaria de Saúde do Município (Semsa) e a Polícia Civil recolheram 20 cachorros, após a denúncia de vizinhos.
Segundo os moradores da região, já é a segunda vez que autoridades são chamadas ao local para resolver a situação.
De acordo com a Semsa, o recolhimento foi necessário para diminuir os riscos à saúde humana, ocasionados pela convivência inadequada entre homem-animal, bem como evitar que os cachorros sejam submetidos a maus tratos ou criados em condições inadequadas.
“A saúde e bem-estar dos animais são o principal. Aqui temos um caso de acumulação. (…) O morador volta a criá-los [os cães] sem as condições necessárias de higiene, na presença de entulho e alimentos que favorecem a infestação por outros animais”, apontou a veterinária Pâmela Manso.
Para a criação de mais de 10 animais domésticos é necessário o cumprimento de diversos requisitos, como um alojamento adequado, higiene, espaço para locomoção e exercícios.
Os animais que também foram retirados com a ajuda de voluntários de ONGs ficarão no canil municipal para a adoção. Quem se interessar deve procurar o local que fica na Rodovia Juscelino Kubitscheck, s/n, Vale Verde, das 8h às 14h.