“É incrível”, relatam alunos sobre “mistério” do ovo no meio do mundo

Por dividir opiniões, físico avalia que fenômeno deveria ser mais pesquisado
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

A jovem estudante Mayara Martins, de 14 anos, é aluna do 9° ano do ensino fundamental e esteve visitando, pela primeira vez, o monumento Marco Zero do Equador. Ela bem que tentou, mas não conseguiu equilibrar o ovo que, quando colocado exatamente sobre a linha imaginária do Equador, fica parado em pé e sem cair.

“Eu não consegui equilibrar, mas meus amigos sim. Acho muito curioso e incrível. Eu sabia pouco sobre o que acontece aqui, agora estou saindo com mais conhecimento. Tem muita gente que não tem oportunidade de vir aqui e aprender, então estou adorando”, disse.

Há estudiosos que afirmam que o ovo não sofre nenhuma influência específica da linha imaginária do Equador e que o fato é um mito. Outros, dizem que trata-se de uma questão de tentativas.

 

Curiosidade…

 

… levou grupo de alunos da rede estadual a experimento e diversão. Fotos: Rodrigo Indinho

E foi tentando que Vitor Teles, de 14 anos, que também é do 9° ano, conseguiu equilibrar o ovo não só uma mas diversas vezes. Ele vibrou muito com os amigos.

“É muito divertida essa experiência, nunca tinha tentado e consegui mais de uma vez e foi muito vibrante. Gostei que trouxeram a gente para conhecer coisas novas e aprender brincando é muito massa”, opinou.

Vitor Teles: aprendizado brincando

Mayara e Vitor estiveram na manhã desta quarta-feira (20) no monumento Marco Zero do Equador, com uma comitiva da Escola Estadual Nanci Nina Costa e tiveram a oportunidade de conhecer, de forma lúdica e descontraída, um pouco mais sobre o Equinócio e as estações do ano.

Os alunos da instituição estiveram participando da gincana cultural que faz parte da programação do Equinócio das Águas, que acontece hoje e marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul.

Setur explicou fenômeno a estuantes

Busca por explicação

O professor de física, Fabrício Araújo, pós-graduado em educação matemática, avalia que a explicação para o fenômeno deveria ser mais explorada, inclusive com teses contrárias e favoráveis à questão.

“Há turistas que vêm e filmam o fenômeno. Porém, há também os físicos que dizem ser uma coincidência porque os corpos estão iminentes à gravidade a qualquer lugar da Terra”, disse o professor.

Mayara Martins: conhecimento sobre o fenômeno

Araújo disse também que quando a incidência do raio solar parte de um lado mais forte que o outro, com relação a um dos hemisférios, essa compensação ocorrerá do outro lado, em outra rotação que ficará faltando.

“Os raios ficam perpendiculares à Linha do Equador. É nessa perpendicular que existe o fenômeno do magnetismo, segundo o que tentam explicar. Nessa perpendicularidade, um dos campos magnéticos fica neutro. Por isso, o ovo ficaria em pé ou a água faria rotação para o outro lado. Do lado sul roda pra esquerda e do lado norte para a direita. Têm fatos comprovados que não acontecem esse fenômeno em outros pontos da cidade.”, complementou.

Estudantes foram levados para conhecer monumento

Teoria defendida por físico do AP

Araújo apresenta ainda um teórico amapaense que defende a tese da existência do fenômeno, o físico meteorologista Luís Calvani, chefe do centro de análise de previsão do tempo do Instituto de Meteorologia do Estado do Amapá.

“Para ele [Calvani], se o ovo fica em pé, equilibrado sobe a Linha do Equador é devido a uma força chamada “coriólis”, que se dá, aparentemente devido a rotação da Terra. Depende da velocidade do movimento e da latitude que o movimento se realiza. Essa força é zero no Equador e o equilíbrio do ovo é favorecido por sua forma e não tem nenhuma força agindo sobre ele naquele momento. É o que nós, a maioria dos físicos amapaenses, acredita acontecer”, finalizou.

Equinócio

O Equinócio acontece duas vezes ao ano (em março e em setembro), representando as mudanças de estações. É o período em que o dia e a noite tem a mesma duração.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!