Impasse sobre licenciamentos ambientais no Amapá vai parar na Justiça

Audiência de conciliação será conduzida pelo juiz federal João Bosco Soares. Paralisação dos licenciamentos emperra setores
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Uma audiência de conciliação, às 15h desta segunda-feira (18), poderá ser o primeiro passo para destravar o setor produtivo do Amapá, paralisado por um impasse de jurisdição desde o ano passado. Representantes de vários setores econômicos e gestores públicos serão ouvidos numa das várias ações que pedem a retomada dos licenciamentos ambientais.

A audiência foi convocada pelo juiz João Bosco Soares, da 2ª Vara da Justiça Federal do Amapá. A OAB acompanha o caso.

A polêmica começou porque os ministérios públicos Federal, Estadual e Justiça Federal têm considerado o governo do Amapá incompetente para tratar de licenciamentos ambientais, outorga florestal e mineral em terras da União.

Caminhão descarrega safra de 2016: safra de 2019 pode estar comprometida por falta de licenciamentos. Fotos: Seles Nafes/Arquivo SN

O entendimento é que a titulação das terras é responsabilidade da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e do Incra, e o licenciamento ambiental papel do Ibama.

“Só que hoje o Ibama não faz mais o licenciamento ambiental. Virou um órgão fiscalizador, que apenas observa o que Estado faz e autua os empreendedores sem comunicar o órgão. Ficou muito cômodo para o Ibama não realizar nenhuma atividade e virar o fiscal da lei”, critica o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Paulo Figueira.

Segundo ele, MPF, MP e Justiça Federal têm decidido que o Estado é detentor de 3% das terras, e, por isso, só pode fazer licenciamentos nessas áreas.

Contudo, em 2006, lembra Paulo Figueira, a União transferiu para Estado a competência florestal dentro de áreas da União, neste caso a Floresta do Amapá (Flota).

“Então, porque o MP, MPF e Justiça Federal não têm esse entendimento? Esse documento foi publicado no Diário Oficial da União. Se não reconhecem um termo de cooperação técnica publicado no Diário Oficial, então que volte a ser como era antigamente, onde o Incra expedia o título e que o Ibama volte a licenciar”, pondera.

Paulo Figueira (OAB) e José Ribamar Rodrigues (Fórum de Desenvolvimento Econômico)

Audiência será conduzida pelo juiz João Bosco Soares

O Fórum de Desenvolvimento Econômico, movimento criado por representantes do setor produtivo, que inclui agricultores, empresas plantadoras de grãos e madeireiros, entre outros, está fazendo uma grande mobilização para a audiência.

Estão sendo esperados entre 8 e 10 ônibus com empreendedores e agricultores do interior do Estado que irão acompanhar a audiência, nesta segunda-feira (18), no auditório da Justiça Federal, na Rodovia Norte-Sul.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!