Por DA REDAÇÃO
Dados do Ministério da Saúde apontam que Macapá teve redução de 81,8% dos casos de dengue registrados este ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O recorte feito pelo ministério é referente entre o começo do ano até o dia 22 de março. Segundo o levantamento, o município notificou 16 casos este ano, enquanto em 2018 foram 88 casos.
O bom desempenho da capital vai na contramão da maioria das outras capitais do país, onde houve aumento de 261% da dengue.
“Vivemos em uma área endêmica e estamos no inverno amazônico, período em que os casos aumentam. Por isso, mesmo com uma redução considerada de casos, a população deve intensificar as medidas preventivas, como a eliminação de materiais que sirvam de criadouro para o mosquito”, alertou o diretor da Vigilância Ambiental de Macapá, Josean Silva.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que, para intensificar as ações contra o mosquito Aedes aegypti, inicia na segunda-feira, 1º de abril, ações em bairros classificados como médio risco de infestação do mosquito, apontados no último LIRAa.
De acordo com o levantamento, Macapá está em médio risco para infestação, sendo que o maior número de criadores (56,1%) ainda é encontrado no lixo descartado de forma irregular e outros resíduos sólidos.
Foto de capa: arquivo SN