Por OLHO DE BOTO
Na tarde desta terça-feira (26), um integrante de facção criminosa morreu e outro foi preso durante troca de tiros contra uma equipe de Rotam/Bope. O confronto ocorreu em uma região conhecida como “Área dos Trilhos”, no Bairro Jardim de Deus I, em Santana, município a 17 quilômetros de Macapá.
O infrator que veio a óbito foi identificado como Railan Santos de Araújo, vulgo o “Rato”, de 17 anos. O comparsa preso é Fernando Silva Barros, de 19 anos. Um terceiro indivíduo, segundo a polícia, conseguiu fugir.
De acordo com o Capitão C. Costa, do Bope, os militares realizavam patrulhamento na região quando foram abordados por um motoqueiro que revelou que, no primeiro ramal, o bando estava armado e consumia substâncias entorpecentes.
“A equipe entrou no ramal, avançamos e encontramos os três indivíduos. Quando viram a polícia efetuaram fuga, sendo que o primeiro efetuou disparo e correu em direção a uma região alagada. Ali, houve novo confronto onde outro indivíduo foi alvejado”, explicou o policial.
Uma equipe do Samu foi acionada para atendimento de Railan, mas o óbito foi confirmado. A polícia apreendeu a arma usada por ele, de calibre 44, mas alterada para calibre 38. O armamento continha três munições, sendo uma deflagrada e duas “picotadas”.
Ao fazer levantamento sobre os antecedentes do infrator morto, a PM constatou que Rato respondia por homicídio e era ainda suspeito de participação em execuções de grupos rivais.