Ribeirinhos tentam salvar peixes após abertura de comportas de hidrelétrica

Moradores atribuem à hidrelétrica mortandade de peixes em trecho do Rio Araguari onde ainda não havia ocorrido esse tipo de fenômeno
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Um vídeo feito por moradores ribeirinhos, esta semana, mostra centenas de peixes mortos numa área do Rio Araguari que ainda não tinha experimentado episódios do tipo. O trecho atingido fica dentro do município de Porto Grande, cidade a 105 km de Macapá.

Todas as ocorrências anteriores de mortandades de peixes haviam acontecido em áreas ribeirinhas do município de Ferreira Gomes, onde funcionam as hidrelétricas Ferreira Gomes Energia e Cachoeira Caldeirão.

Agora, na estação das chuvas, é normal que os peixes subam o rio para desovar. Nas imagens, é possível ver um morador até usando uma máscara, por conta do forte cheiro, e muitos alevinos ou peixes mortos antes que tivesse tempo de crescer. Com baldes, os moradores improvisaram uma operação para resgatar os peixes ainda vivos para devolvê-los ao rio. 

“Existem famílias que moram há mais de 50 anos nessa região, e nunca tinham visto isso acontecer”, explica o presidente da Associação de Atingidos por Barragens (Atimba), Moroni Guimarães.

“A hidrelétrica abre as comportas, e os peixes estão ficando no seco, morrendo”, acrescentou.

Segundo Moroni, os peixes estão aparecendo mortos há cerca de 25 km da barragem da Cachoeira Caldeirão. Desde 2015, famílias de pescadores vêm registrando mortandades de peixes, mas até hoje não houve indenizações.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!