Por SELES NAFES
Crianças e adolescentes que estão conseguindo vencer o câncer, após anos de sofrimento, ganharam uma tarde alegre, neste sábado (16), em Macapá. A iniciativa foi da ONG Carlos Daniel, que ganhou apoio da rede Cinépolis.
As crianças são sobreviventes do câncer em suas mais diferentes formas. Há cinco anos, Lucas tinha 13 anos quando foi diagnosticado com um câncer que atingiu uma das rótulas e ocasionou a amputação da perna do joelho para baixo.
“Um ano depois da cirurgia o câncer foi para o meu pulmão, e passei por outras cirurgias”, lembra o jovem que, apesar da satisfação de estar vivo, ainda não sabe como será o futuro após o encerramento definitivo do tratamento. Passada a pior fase, hoje ele vai a São Paulo a cada dois meses para continuar com o tratamento.
“Todos aqui foram tratados fora do Estado, e ainda são pacientes em acompanhamento”, explica Agenilson Oliveira, fundador da ONG Carlos Daniel.
A ONG foi fundada em 2015 após o falecimento do filho de Agenilson, vítima de leucemia aos 6 anos. O pai e presidente da entidade sabe muito bem o nível de sofrimento das crianças em tratamento.
“Elas ficam muito abaladas psicologicamente, então é uma maneira de amenizar levando elas para ter uma diversão com a família. Em muitos casos, algumas não têm condições financeiras para isso, e é isso que a ONG proporciona”, explica ele.
Além da sessão do filme “Parque do Sonhos”, as crianças ganharam pipocas, refrigerantes e duas horas de brincadeiras no parque de diversões do Amapá Garden Shopping, graças a parceiros que apoiam a ONG. Até o translado de ida e volta foi providenciado para as crianças e acompanhantes.
As sessões de cinema para crianças em tratamento com o câncer vão continuar, garante Agenilson Pereira.