INFORMATIVO PUBLICITÁRIO
Cada vez mais pessoas estão atingindo ótimos resultados com a acupuntura, medicina tradicional criada na China que estimula os chamados “meridianos” do corpo para tratar as mais diversas doenças, como a depressão e as sequelas do AVC, entre outros problemas.
“Por trabalhar bastante tempo sentada sinto muita dor no pescoço. Eu praticava muito esporte (vôlei), e agora sinto uma dor insuportável que parece que o pescoço vai quebrar”, disse Janete dos Santos Paiva, de 38 anos, gerente administrativa em sua primeira sessão de acupuntura.
Em Macapá, o tratamento é feito pela Clínica Lavoro, no Bairro Jesus de Nazaré, com a especialista Fernanda Almeida, que atua há 13 anos com esse tipo de tratamento.
As pessoas estão procurando mais a acupuntura?
Sim. Tanto é que está sendo inserido em planos de saúde. Antigamente havia pouco conhecimento sobre os benefícios, mas hoje a acupuntura está provando que o tratamento tem o efeito esperado.
Então é esse sucesso que faz mais pessoas procurarem…
Exato. As pessoas observam o retorno, o feedback. São pessoas com cefaleias, dores articulares, sequelas do AVC…Quando há a resposta o próprio paciente fala para o médico. Não se trata de uma filosofia, é medicina tradicional chinesa que já existe há cinco mil anos, mas que só foi amplamente difundida no Brasil a partir do início dos anos 1990. A medicina chinesa juntou o científico e o empírico, e provou que a acupuntura funciona.
Existe uma idade ideal para ser submetido a acupuntura?
Se o paciente for uma criança com menos de 10 anos o ideal é a “auricolocunputra”, que é feita com sementes de mostarda (na orelha). De acordo com a medicina chinesa, o nosso pavilhão auricular tem o formato de um feto invertido. Então os pontos que eu alcanço no corpo, eu também posso alcançar acupuntura auricular. Eu não uso agulha em criança com menos de 10 anos
A acupuntura é um tratamento complementar, ou posso tratamento uma enfermidade apenas com ela?
É complementar, mas também pode ser a principal em alguns tipos de enfermidade.
Por exemplo…
Fadiga, algumas cefaleias…. A acupuntura é o equilíbrio de forças opostas e complementares. Quando estão em equilíbrio as dores vão embora.
Quais doenças do trabalho são comuns de serem tratadas com a acupuntura?
LER (lesão por esforço repetitivo), contratura muscular, cervicalgia, dores nas articulações, síndrome do túnel do carpo (inflação em nervo da mão), entre outros. Em todo o percurso do corpo existe um ponto de acupuntura, que na medicina tradicional chinesa a gente chama de meridianos.
Existem centros de formação no Amapá?
Eu me formei em Ribeirão Preto (SP), mas já existe uma escola aqui em Macapá.
Existem períodos de tratamento?
A gente começa com 10 sessões, porque é o próprio organismo quem vai curar. Pode chegar a 30 sessões. Pessoas otimistas respondem muito rápido no tratamento de acupuntura, porque é olístico, trabalha a psique e o orgânico.
Então dá para tratar a depressão?
Depressão, síndrome do pânico…
Cura mesmo?
Sim, já tratei pacientes com síndrome do pânico que também faziam acompanhamento com psicólogo e conseguiram ter uma vida normal.
Serviço: Clínica Lavoro e os prazos do E-Social
Endereço: Avenida José Antônio Siqueira, 1153, no Bairro Jesus de Nazaré, altos da Clínica Equale
Mais informações: 99061136 / 32251136