Depressão, síndrome do pânico e LER: acupuntura é cada vez mais procurada no Amapá

Portal SN conversou com uma especialista no assunto que atende na Clínica Lavoro
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

Cada vez mais pessoas estão atingindo ótimos resultados com a acupuntura, medicina tradicional criada na China que estimula os chamados “meridianos” do corpo para tratar as mais diversas doenças, como a depressão e as sequelas do AVC, entre outros problemas.

“Por trabalhar bastante tempo sentada sinto muita dor no pescoço. Eu praticava muito esporte (vôlei), e agora sinto uma dor insuportável que parece que o pescoço vai quebrar”, disse Janete dos Santos Paiva, de 38 anos, gerente administrativa em sua primeira sessão de acupuntura. 

Em Macapá, o tratamento é feito pela Clínica Lavoro, no Bairro Jesus de Nazaré, com a especialista Fernanda Almeida, que atua há 13 anos com esse tipo de tratamento.

As pessoas estão procurando mais a acupuntura?

Sim. Tanto é que está sendo inserido em planos de saúde. Antigamente havia pouco conhecimento sobre os benefícios, mas hoje a acupuntura está provando que o tratamento tem o efeito esperado.

Então é esse sucesso que faz mais pessoas procurarem…

Exato. As pessoas observam o retorno, o feedback. São pessoas com cefaleias, dores articulares, sequelas do AVC…Quando há a resposta o próprio paciente fala para o médico. Não se trata de uma filosofia, é medicina tradicional chinesa que já existe há cinco mil anos, mas que só foi amplamente difundida no Brasil a partir do início dos anos 1990. A medicina chinesa juntou o científico e o empírico, e provou que a acupuntura funciona.

Agulhas são colocadas em pontos chamados de “meridianos”. Fotos: Seles Nafes

Existe uma idade ideal para ser submetido a acupuntura?

Se o paciente for uma criança com menos de 10 anos o ideal é a “auricolocunputra”, que é feita com sementes de mostarda (na orelha). De acordo com a medicina chinesa, o nosso pavilhão auricular tem o formato de um feto invertido. Então os pontos que eu alcanço no corpo, eu também posso alcançar acupuntura auricular. Eu não uso agulha em criança com menos de 10 anos

A acupuntura é um tratamento complementar, ou posso tratamento uma enfermidade apenas com ela?

É complementar, mas também pode ser a principal em alguns tipos de enfermidade.

Por exemplo…

Fadiga, algumas cefaleias…. A acupuntura é o equilíbrio de forças opostas e complementares. Quando estão em equilíbrio as dores vão embora.

Janete: Ex-jogadora de vôlei hoje sofre com dores no pescoço.

Quais doenças do trabalho são comuns de serem tratadas com a acupuntura?

LER (lesão por esforço repetitivo), contratura muscular, cervicalgia, dores nas articulações, síndrome do túnel do carpo (inflação em nervo da mão), entre outros. Em todo o percurso do corpo existe um ponto de acupuntura, que na medicina tradicional chinesa a gente chama de meridianos.

Existem centros de formação no Amapá?

Eu me formei em Ribeirão Preto (SP), mas já existe uma escola aqui em Macapá.

Existem períodos de tratamento?

A gente começa com 10 sessões, porque é o próprio organismo quem vai curar. Pode chegar a 30 sessões. Pessoas otimistas respondem muito rápido no tratamento de acupuntura, porque é olístico, trabalha a psique e o orgânico.

Então dá para tratar a depressão?

Depressão, síndrome do pânico…

Acupunturista Fernanda Almeida atua há 13 anos

Tratamentos são realizadas na Clínica Lavoro

Cura mesmo?

Sim, já tratei pacientes com síndrome do pânico que também faziam acompanhamento com psicólogo e conseguiram ter uma vida normal.

Serviço: Clínica Lavoro e os prazos do E-Social

Endereço: Avenida José Antônio Siqueira, 1153, no Bairro Jesus de Nazaré, altos da Clínica Equale

Mais informações: 99061136 / 32251136

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!