Encontro articula rede para tratar sobre o suicídio no AP

Segmentos compartilharam experiências sobre abordagem do assunto
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Profissionais da comunicação, gestores da educação e diversas entidades, participaram de uma reunião para tratar do suicídio e o papel da comunicação na divulgação dessas ocorrências.

O encontro, promovido pela Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá, aconteceu na tarde desta terça-feira (16) na Procuradoria-Geral de Justiça.

O objetivo é criar uma rede de orientação para as pessoas e as famílias que precisam apoio. Durante a reunião, vários profissionais deram seus testemunhos e sugestões para lidar com a situação.

Luana Nunes (psicóloga): estudo sobre mídia e suicídio. Fotos: Rodrigo Indinho

Especialistas e acolhimento

A psicóloga Luana Nunes desenvolve uma pesquisa sobre o comportamento midiático no Amapá em relação ao suicídio. Ela fez um levantamento sobre o que foi noticiado entre os anos de 2011 e 2018 nos principais veículos de mídia locais.

Para a pesquisadora, a divulgação de pontos de atendimento especializado pode ajudar a salvar vidas.  

“Não divulgar fotos, o método, não informar o local, não atribuir causas ou culpados e sempre que possível dar voz aos especialistas. Temos psicólogos, psiquiatras, uma rede de profissionais que trabalham nessa área e que podem sempre estar disponibilizando informações da forma mais correta possível. Vemos a mídia como parceiros”, disse a psicóloga

Jane Borges (CVV): prevenção e trabalho voluntário

A coordenadora do Centro de Valorização da Vida no Amapá (CVV), Jane Borges, explicou que, por meio do trabalho voluntário de ouvir pessoas, o centro trabalha a prevenção.

“Muitas vezes as pessoas estão tristes, desesperadas, não tem com quem conversa e nem procura”, disse.

Grupo de apoio aos sobreviventes

Uma das iniciativas, no sentido do acolhimento é o grupo de apoio a sobreviventes, que se reúne todas as terças-feiras, na Igreja São Benedito, no Bairro do Laguinho.

O espaço é destinado a pessoas que perderam alguém para o suicídio ou que se identificam ou já tentaram suicídio. Mais informações sobre o espaço podem ser obtidas pelo conato 99204-5544.

CVV

O CVV realizará, a partir de maio um curso para a formação de novos voluntários. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e vontade de ajudar.   

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!