Por OLHO DE BOTO
Um homem ainda não identificado morreu afogado, na manhã desta segunda-feira (22), na rampa do Santa Inês, na orla de Macapá. Estava amanhecendo quando o acidente ocorreu.
O local é um píer de embarque e desembarque de passageiros e cargas, transportados por embarcações de pequeno e médio porte, que navegam pelo Rio Amazonas.
A vítima aparenta ter entre 20 e 30 anos. A roupa que usava antes de mergulhar era uma camisa do time do Corinthians, calça preta e um tênis. Pela camisa, a polícia acredita que ele estava em uma espécie de comemoração do título de campeão paulista, conquistado neste domingo (21) pelo Corinthians.
Durante o resgate do corpo, feito por militares do Corpo de Bombeiros, ladrões roubaram a carteira porta-cédulas e o celular da vítima.
“Ao que parece, os pertences foram levados por pessoas que se prontificaram em ajudar”, comentou o cabo Renildo Magave, da Polícia Militar (PM).
De acordo com o tenente João Paulo, do Corpo de Bombeiros, a vítima ingeria bebida alcoólica quando decidiu mergulhar no rio. Algumas testemunhas viram quando ele se afogava. Elas tentaram ajudar, mas depois que ele afundou, a água turva e o dia ainda escuro dificultaram o socorro.
“Quando viram que ele estava se afogando, algumas pessoas pularam na água para tentar salvá-lo, mas ele rapidamente submergiu”, relatou o oficial.
Segundo ele, os bombeiros chegaram rápido ao local.
“Fomos acionados às 5h41 e chegamos aqui às 5h45. Mas não havia mais nenhum sinal de movimento na água que pudesse nos indicar a localização da vítima ainda com vida. Só encontramos o corpo depois”.
O militar também fez um alerta para as pessoas que costumam ir à rampa para fazer farras e mergulhar, sobretudo no final de festas, como é comum acontecer.
“É um perigo ingerir bebida alcoólica e depois fazer qualquer atividade que exija o uso da capacidade física, motora, e mental, pois o reflexos certamente ficam comprometidos”, orienta.
Fotos: Olho de Boto/SN