DA REDAÇÃO
O acervo usado na pequisa do livro “A história de Oiapoque”, da jornalista Sonia Zaguetto, foi doado pela autora à Universidade Federal do Amapá (Unifap), durante uma cerimônia, na Presidência do Senado Federal, em Brasília.
O evento contou com as presenças do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), o presidente da casa Davi Alcolumbre (DEM-AP), e representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
São aproximadamente 600 documentos entre livros, revistas, relatórios, memórias, cartas, recortes de jornais e fotografias. Todo o material ficará no acervo do curso de história da instituição.
A obra foi lançada, em Brasília, há uma semana. Segundo Sonia, o sonho do avô, Rocque Pennafort, era que o material ficasse no Amapá.
“Meu avô era um entusiasta da preservação da memória amapaense e do Oiapoque. Por isso, eu tinha esse compromisso em doar o acervo assim que o livro fosse lançado”, declarou a escritora.
O senador Randolfe, historiador formado pela Unifap, comentou sobre a importância do trabalho da jornalista.
“Esse acervo é de uma riqueza ímpar. Nós merecíamos uma obra tão importante que revela parte da história do Brasil que poucos brasileiros conhecem! ”, comemorou.
O material será enviado à Universidade ainda esta semana.