Artesã faz campanha para filho concluir curso de medicina na Bolívia

Adriano capina quintais, faz bico de garçom e de ajudante de pedreiro. Mas, a arrecadação ainda é insuficiente. Quase um ano depois, o prazo dado pela faculdade está acabando.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

No olhar esperançoso de uma mãe, ainda vive o sonho de ver o filho formado médico. Um sonho que foi interrompido no ano passado, por falta de recursos. Por ser de uma família de baixa renda, o amapaense Adriano de Souza Silva, de 30 anos, teve que parar os estudos na Bolívia, onde cursava o último ano do curso de medicina. O sonho estava próximo de ser realizado.

Adriano já está no último ano do curso de medicina. Foto: Arquivo Pessoal

Sem opções e desesperada, mãe de Adriano, a artesã Marinalva Menezes, de 55 anos, pensou em até vender a própria casa. Após refletir, decidiu criar uma campanha na web para pedir ajuda.

Adriano é um dos quatro filhos de dona Marinalva. Ele é acadêmico de medicina na universidade Unitepc, em Cochabamba. O curso tem a duração de 6 anos e a família sempre batalhou com trabalho digno para conseguir custear os gastos do curso.

O sonho de concluir o curso e retornar ao Amapá para ajudar os amapaenses ainda permanece. Foto: Arquivo Familiar

Porém, em maio de 2018, Adriano precisou passar por uma cirurgia para tratar uma apendicite e teve que parar os estudos, por falta de condições financeiras. Com a interrupção, ainda restaram 8 meses para que o rapaz possa alcançar o tão sonhado diploma.

Atualmente, dona Marinalva cuida da casa; O pai, seu Francisco Façanha, trabalha fazendo bicos como vigia e Adriano busca sempre capinar quintais, ser garçom e ajudante de pedreiro. Mas, a arrecadação é insuficiente para voltar à Bolívia, mal tem dado para sobreviver. Quase um ano depois, o prazo dado pela faculdade para retornar aos estudos está acabando.

Dona Marinalva Menezes confecciona cordões para ajudar na renda familiar. Foto: Rodrigo Indinho/SN

Dona Marinalva vem comercializando poucas bijuterias que produz artesanalmente. Segundo ela, o jeito foi pedir a ajuda da população para que o filho não perca o que já foi cursado e possa retornar para prestar serviços aos amapaenses.

“Já bateu o desespero, até colocamos uma placa de venda em nossa casa, mas não vendemos. A falta de emprego me fez ter essa atitude de pedir, porque não tive mais condições de pagar a faculdade do meu filho. Não é vergonha alguma pedir ajuda das pessoas. Tenho diversos problemas de saúde, mas não desisto. Quem puder, me ajude a ajudar meu filho”, acrescentou, chorando.

Adriano já cursou cinco dos seis anos necessários para se formar médico. Foto: Arquivo Pessoal

Adriano Souza garantiu que quando se formar, buscará ajudar pessoas carentes que precisem de cuidados. O acadêmico disse sentir orgulho de seus pais e de sua origem.

“Sou filho de uma família humilde e com o sonho de ofertar o melhor para ela. Só Deus sabe o que passamos e qualquer contribuição será bem-vinda. Prometo estudar com dedicação para ser o melhor médico e poder ajudar as pessoas aqui, no Amapá”, assegurou.

Mãe e filho ainda vivem o sonho dele concluir o curso na Bolívia. Foto: Rodrigo Indinho/SN

A família criou uma vaquinha online para arrecadar R$ 35 mil e custear a conclusão do curso na Bolívia. Otimistas, eles não perdem as esperanças de ver Adriano formado.

Além disso, pretendem realizar bingos e sorteio de rifas, mas ainda não têm os prêmios. Para isso, também pedem a colaboração da população.

As doações podem ser feitas através da vaquinha online no link http://vaka.me/560549 ou através de uma conta poupança. Veja os dados:

Dados bancários de Adriano para doações

Caixa Econômica Federal 

Agência 0658

Operação 013

Conta poupança 00019104-3

Adriano Souza da Silva

CPF 98856251272

Mais informações podem ser adquiridas através dos números (96) 99181-7758 ou (96) 99111-0732.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!