Árvore centenária condenada à “morte” pode ser salva por novo laudo

Juiz federal reavaliará a decisão sobre faveira, e poderá mudar destino de árvore
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Uma audiência na Justiça Federal, nesta quinta-feira (16), poderá mudar, ou não, o destino de um faveira de mais de 100 anos, que virou o centro de uma disputa judicial.

A árvore está situada na parte mais antiga da cidade de Macapá, na Avenida Iracema Carvão Nunes, no Bairro Central da capital. Uma decisão judicial determina a derrubada da árvore a pedido da Procuradoria da Fazenda Nacional.

O órgão alegou que, além da ameaçadora inclinação, os galhos da árvore danificam o telhado do órgão e provocam outros transtornos.

“Em 1994, essa árvore foi tombada pelo então governador Anníbal Barcellos. Estamos defendendo um patrimônio histórico. Se destruírem esse, então qualquer patrimônio também poderá ser destruído”, avalia o publicitário Walter Júnior, da ONG Memorial Amapá.

Faveira na Iracema Carvão Nunes: prefeito pediu que caso fosse reavaliado. Fotos: Walter Júnior/Memorial Amapá

Ao longo do processo, vários laudos foram emitidos, alguns contra, outros a favor da derrubada. O prefeito Clécio Luís (Rede) chegou a se comprometer a realizar a manutenção periódica da faveira, como a poda dos galhos, como forma de salvar a árvore centenária.

O Instituto Memorial Amapá e o Grupo de Pesquisas “Memórias Urbanas” mobilizam a opinião pública para pressionar o juiz a mudar a decisão. Soares aceitou pedido do prefeito para reavaliar o caso.

Três especialistas consultados pelas duas ONGs recomendaram que antes da decisão definitiva fosse realizada uma perícia técnica na árvore. O laudo pericial será apresentado na audiência, marcada para as 15h, na Justiça Federal.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!