Com filha matriculada em escola revitalizada, mãe planeja retomar estudos

Escola Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança, localizada no bairro do Pacoval, em Macapá, foi reinaugurada na manhã desta terça-feira (28). Juanira e a pequena Jhennyfer conheceram a nova estrutura.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

O sorriso no rosto de Juanira Souza Mendes, de 26 anos, retrata a felicidade que ela sentiu em ver sua filha, a pequena Jhennyfer, de 5 anos, ingressando na carreira escolar em uma instituição com uma estrutura que ela não teve na infância. Desempregada, a mulher que também tem outro filho pequeno, diz que agora pretende sair para procurar emprego e pensar em concluir os estudos.

Escola tem 29 anos e tinha passado por apenas duas reformas. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

“Não é que eu queira me livrar de meus filhos, mas preciso ter um emprego para poder oferecer o melhor para eles. Ficarei tranquila sabendo que minha filha estará em boas mãos aqui nessa nova escola que está linda. Quero que ela conclua seus estudos e esse é o primeiro passo. Nós estamos muito felizes e se Deus quiser vou concluir também”, disse.

Mãe e filha participaram, na manhã desta terça-feira (28), da reinauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança, localizada no bairro do Pacoval, zona norte de Macapá. Em 2018, a prefeitura do município iniciou o serviço em toda estrutura da unidade escolar.

Max Almeida: “Agora meu filho poderá ter uma educação de qualidade”

O autônomo Max Almeida, de 25 anos, pai do pequeno Samuel, de 4 anos, também acompanhou a entrega do novo prédio. Ele disse estar confiante com o ensino que será ofertado na instituição.

“Agora meu filho poderá ter uma educação de qualidade. A reinauguração dessa escola, que, até pouco tempo estava abandonada, vai melhorar muita coisa, principalmente, para as crianças que aprenderam com bons profissionais, numa estrutura agradável”, disse, esperançoso.

A escola irá atender 324 alunos de 4 a 5 anos, nos turnos manhã e tarde. O prefeito Clécio Luís ressaltou sobre o diferencial da instituição de ensino.

Prefeito de Macapá, Clécio Luís

“Temos nessa escola por exemplo um pequeno parque aquático, uma piscininha para às crianças fazerem atividades recreativas, lúdicas, e tenho certeza que será o maior sucesso, claro com segurança. Tudo que a gente fez e continuamos fazendo com a saúde no município, estamos fazendo com a educação”, comentou.

Reforma

Desde sua inauguração, em março de 1990, na gestão do governador Nova da Costa (e ao longo dos anos passou pelo processo de municipalização), a instituição de ensino teve apenas duas reformas, uma em 1992, na gestão do governador Annibal Barcelos, e em 2018, quando a prefeitura iniciou o serviço em toda estrutura da unidade escolar.

Nova estrutura conta com parquinho para as crianças

Foi feita reforma total da cozinha, com ampliação do ambiente com bancadas em granito, construção de vestiários, depósitos de panela e de alimentos; instalação elétrica e hidrossanitária; construção de todo o piso da edificação em alta resistência nos corredores, salas de aula e bloco administrativo garantindo a acessibilidade; troca de todos os pilares de madeira; reconstrução do telhado; construção do sistema de tratamento de esgoto com fossa e sumidouro; troca do forro; construção de parquinhos para fins recreativos; pintura; dentre outros serviços.

Escola foi reequipada com novas carteiras

A obra foi feita com recursos provenientes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Apoio Financeiro aos Municípios (AFN). O valor total é de R$ 741.816,40. Além da reforma, a unidade escolar recebeu 7 centrais de ar, provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, e novos equipamentos, como refrigerador, fogão industrial e forno micro-ondas, 10 conjuntos professor, 9 colchonetes para o descanso das crianças e 4 novos quadros para as salas de aula, adquiridos por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR/FNDE), com articulação do senador Davi Alcolumbre.

Unidade escolar conta com piscininha para às crianças fazerem atividades recreativas

A escola conta hoje com seis salas de aula, brinquedoteca, sala de descanso, secretaria, diretoria, sala dos professores, coordenação pedagógica, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), depósito para material de limpeza, três banheiros masculinos, três femininos e um para pessoas com deficiência, refeitório, cozinha com estoque para panelas e alimentos, parquinho de areia, parque aquático, tapete sensorial e casa de lixo, dividida em dois ambientes para orgânico e seco.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!