Por DA REDAÇÃO
Uma cerimônia militar emocionou 260 novos estudantes da escola estadual de ensino militar Antônio Messias, localizada no bairro Zerão. O estabelecimento de ensino é administrado pela Polícia Militar (PM) e pela Secretaria Estadual de Educação (Seed).
Durante a solenidade, ocorrida neste sábado, no estádio Zerão, familiares de cada estudante fez a entrega de luvas e insígnias, com nome e série dos alunos, que fizeram juramento de comprometimento com os estudos.
O aluno Nicolas Ramos, de 10 anos, que é novato na escola, falou da emoção em receber a luva, colocada por sua mãe.
“É um momento muito bom. Nunca imaginava participar de um período tão diferente, gosto de ir para essa minha nova escola, o ensino é ótimo e em pouco tempo consegui aprender o que não conseguia aprender antes”, afirmou.
Desde que passou a ter ensino militar, há três anos, a escola melhorou os índices de rendimento. Passou da 56ª para a 6ª melhor entre as escolas do Amapá, na avaliação de notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O governador Waldez Góes, que esteve na cerimônia, reafirmou que outros estabelecimentos de ensino terão ter a mesma gestão compartilhada. Segundo ele, mais quatro instituições estão em fase de estudos para implantação do modelo de ensino nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque. O governador também disse que planeja levar às gestões escolares o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil.
“A Antônio Messias tem excelentes resultados no Enem e não existe evasão de alunos neste educandário. Vamos continuar a planejar para que outras escolas possam receber este serviço de gestão compartilhada”, destacou Góes.
Atualmente existem três escolas no modelo de gestão compartilhada, duas em Macapá e uma no município de Santana.
Fotos: Ascom/GEA