Por SELES NAFES
Uma festa promovida por estudantes na Universidade Federal do Amapá (Unifap), no último fim de semana, terminou com 30 adolescentes apreendidos. Eles foram levados para o Conselho Tutelar da Zona Sul, onde chegaram alcoolizados.
A festa ocorreu na sexta-feira (10), mas apenas ontem (13) circulou a informação sobre o desfecho. A universidade havia autorizado a realização do “Baile da Gal” para o período entre as 18h e a meia-noite, mas o evento já havia extrapolado o horário limite quando os comissários e policiais militares chegaram.
Dezenas de menores de idade estavam na festa, a maioria meninas.
“Tinha menina de 15 anos, um menino de 14, mas a maioria das meninas tinha cerca de 17 anos”, informou o conselheiro tutelar da zona sul, Mauro Gemaque.
Segundo o conselheiro, são frequentes as denúncias de festas na Unifap com uso de álcool e drogas.
“Toda sexta-feira tem festa lá. Talvez nessa sexta não tenha se o juiz tomar uma atitude rápida. Esses estudantes saem da festa e vão para outro lugar lá perto onde amanhecem, e só Deus sabe. Nenhum desses adolescentes leva identidade, e não sabemos quem está dizendo a verdade. Para nós é difícil”.
O Portal SN ainda não conseguiu contato com a assessoria da universidade, que foi autuada pelo Juizado. Já os organizadores da festa informaram apenas que não receberam qualquer tipo de reclamação.
“Ainda é bom lembrar que tudo foi pensado para que ocorresse dentro da conformidade, sendo assim foram repassados dicas para que fosse possível prevenir incidentes! Agradecemos aqueles que jogaram o lixo no lixo (e para aqueles que não fizeram isso, façam na próxima). Antes de qualquer informação que possa ferir a imagem do evento, segue imagem de todos aqueles envolvidos em deixar nossa universidade, o ambiente saudável que tanto zelamos”, comentarem em nota.
Os pais dos menores apreendidos foram notificados e precisarão participar de audiência coletiva no Fórum de Macapá.
Foto de Capa: Rede social