Por RODRIGO INDINHO
Imagens de veículos escolares, num local que mais parece um braço do Rio Amazonas, ganharam as redes sociais nesta sexta-feira (3). Trata-se do ramal que dá acesso à escola da comunidade do Ambé, a 80 quilômetros de Macapá.
O motivo do alagamento são as fortes chuvas que vêm caindo nos últimos dias no Estado. Os alunos da região estariam sem aula há dias.
O portal SelesNafes.com entrou em contato com Secretaria de Estado da Educação (Seed) para saber desde quando os alunos da Escola Estadual Joaquim Manuel de Jesus Picanço estão sem aula, mas a pasta não soube informar. Porém, detalhou que o calendário escolar não será prejudicado porque as aulas serão repostas.
“As aulas que são perdidas são repostas e o calendário readequado. A orientação aos transportadores escolares é para que não façam realmente essa travessia porque é perigoso. A secretária de política habitacional explicou que nesse período de chuvas os ramais do Ambé ficam alagados, então é meio que inevitável”, informou por telefone a assessoria de comunicação.
A escola atende alunos de várias localidades da região, ofertando o ensino fundamental e médio modular. Estima-se que pelo menos três veículos escolares estejam com problemas mecânicos porque tentaram passar pelo ramal alagado.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) para saber quais medidas serão tomadas para liberar o tráfego. Também por telefone, o secretário Benedito Conceição disse que infelizmente não pode fazer nada enquanto estiver chovendo.
“Todos os ramais a gente entra no verão, agora não tem como mexer, tá chovendo muito e se colocar máquina vai ser pior, quando cessar a chuva vai baixar a água. Temos programação pra a partir de junho trabalhar em todos os ramais”, informou.