DA REDAÇÃO
Uma nova central de agendamentos implantada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na unidade Central do Super Fácil promete agilizar as marcações de consultas em Macapá. O serviço iniciou nesta segunda-feira, 27, após uma semana de treinamentos. A previsão é de que em dois meses diminua em 50% a lista de espera de pacientes.
De acordo com Mônica Lucielma, do Centro Ambulatorial de Especialidades (CAE) da Sesa, a marcação vai funcionar de acordo com o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), de responsabilidade do Ministério da Saúde.
“Todos os pacientes que nos procurarem, serão cadastrados nesse sistema nacional, e vão sendo contatados conforme forem abrindo vagas. Não haverá risco de ninguém passar na frente do outro”, enfatizou Mônica.
O serviço será executado por servidores do Super Fácil, que vão atuar na marcação de consultas via ligação telefônica para pacientes que fazem o agendamento nos guichês do SUS, nas unidades do Super Fácil da zona sul, zona norte, zona oeste e Beirol.
O procedimento será a partir de cadastro no Sisreg, com dados do paciente que vai compor a lista de espera. Esses usuários serão contatados pela central para marcação da consulta, conforme a abertura de vagas informada pela Sesa.
Na prática, o paciente procura uma das quatro unidades do Super Fácil com atendimento do SUS, cadastra seus dados, e aguarda pelo telefonema da central. As ligações serão feitas em horário comercial, havendo duas tentativas. No caso de o paciente não atender ou perder a consulta já agendada, ele sai da fila, e precisa retomar o procedimento para novamente entrar numa lista de espera.
“Pedimos aos pacientes que não deixem de atender às ligações, e que, no caso de mudarem de número, avisem-nos, senão, vão perder a vez”, alertou Luzia Grunho, diretora-geral do Super Fácil.
A descentralização da marcação de consultas médicas especializadas já acontece nos 16 municípios amapaenses, desde abril de 2018. O serviço, na capital, segue novo modelo desde dezembro.