Nova central promete reduzir em 50% lista de espera por consultas

Serviço iniciou nesta segunda-feira, 27, após uma semana de treinamentos
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Uma nova central de agendamentos implantada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na unidade Central do Super Fácil promete agilizar as marcações de consultas em Macapá. O serviço iniciou nesta segunda-feira, 27, após uma semana de treinamentos. A previsão é de que em dois meses diminua em 50% a lista de espera de pacientes.

De acordo com Mônica Lucielma, do Centro Ambulatorial de Especialidades (CAE) da Sesa, a marcação vai funcionar de acordo com o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), de responsabilidade do Ministério da Saúde.

“Todos os pacientes que nos procurarem, serão cadastrados nesse sistema nacional, e vão sendo contatados conforme forem abrindo vagas. Não haverá risco de ninguém passar na frente do outro”, enfatizou Mônica.

O serviço será executado por servidores do Super Fácil, que vão atuar na marcação de consultas via ligação telefônica para pacientes que fazem o agendamento nos guichês do SUS, nas unidades do Super Fácil da zona sul, zona norte, zona oeste e Beirol.

O procedimento será a partir de cadastro no Sisreg, com dados do paciente que vai compor a lista de espera. Esses usuários serão contatados pela central para marcação da consulta, conforme a abertura de vagas informada pela Sesa.

Na prática, o paciente procura uma das quatro unidades do Super Fácil com atendimento do SUS, cadastra seus dados, e aguarda pelo telefonema da central. As ligações serão feitas em horário comercial, havendo duas tentativas. No caso de o paciente não atender ou perder a consulta já agendada, ele sai da fila, e precisa retomar o procedimento para novamente entrar numa lista de espera.

“Pedimos aos pacientes que não deixem de atender às ligações, e que, no caso de mudarem de número, avisem-nos, senão, vão perder a vez”, alertou Luzia Grunho, diretora-geral do Super Fácil.

A descentralização da marcação de consultas médicas especializadas já acontece nos 16 municípios amapaenses, desde abril de 2018. O serviço, na capital, segue novo modelo desde dezembro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!