“Sou campeão representando o Amapá”, exalta atleta paralímpico

Cauã Felipe e um grupo de mais de 100 atletas juvenis participaram, na manhã deste sábado (11), da 4ª edição do Festival Paralimpico Escolar
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Estudante da Escola Estadual Antônio Castro, Cauã Felipe, 16 anos, já representou o Amapá em diversas competições regionais e nacionais. Praticante de atletismo e natação, ele sempre está entre os primeiros colocados das competições, devido à sua dedicação.

“O esporte paralímpico cresceu no Amapá. Hoje tenho um técnico para o atletismo e um técnico para a natação, por isso, também acho que tenho obtido bons resultados”, ressaltou o paratleta.

Atletas se reuniram no ginásio Avertino Ramos. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Cauã Felipe e um grupo de mais de 100 atletas juvenis participaram, na manhã deste sábado (11), da 4ª edição do Festival Paralimpico Escolar, realizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). O evento ocorreu no ginásio Avertino Ramos, no Centro de Macapá.

Herbert Barbosa, coordenador técnico paralimpico da Sedel, enfatizou que o evento objetiva estimular a prática esportiva paralímpica no Estado. Segundo ele, no Amapá ainda são poucos os adeptos dos esportes paraolímpicos.

Herbert Barbosa, coordenador técnico paralimpico da Sedel

“A gente vê que na escola tem um certo preconceito, porque são crianças com alguma deficiência, e hoje você aqui pode ver, são crianças com alegria, fazendo atividades e se destacando, esse é o objetivo principal”, explicou Barbosa.

Outra campeã paralímpica é Thalia Pereira. Aos 21 anos, ela é dona de uma das três melhores marcas do mundo no lançamento de disco. Thalia concluiu o ensino médio na escola Castelo Branco, da rede estadual de ensino, onde começou a praticar esportes.

Thalia Pereira é dona de uma das três melhores marcas do mundo no lançamento de disco

“Eu não sentia muito preconceito comigo. Tenho estatura baixa, que é diferente do nanismo e, por exemplo, a segunda colocada no Brasil na minha modalidade tem que comer muito açaí pra chegar na minha marca”, brincou a atleta.

As direções de escolas, corpo pedagógico e as famílias dos estudantes atletas também participaram do evento, que também serviu de prévias para os Jogos Paralímpicos Escolares do Brasil, que ocorrerão em novembro, em São Paulo (SP).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!