Da REDAÇÃO
Após a elevação de 30 cm do nível das águas afetar 6 bairros e 24 comunidades ribeirinhas, a prefeitura de Vitória do Jari decretou situação de emergência no município, localizado ao sul do Amapá.
O prefeito em exercício da cidade, José da Assunção Ferreira Câmara, emitiu o documento oficializando a situação na terça-feira (21), quando a inundação deixou a mobilidade na principal via do município comprometida e ruas submersas.
Escolas e o transporte também foram afetados diante do avanço das águas. Em algumas residências há perdas de eletrodomésticos e móveis.
As comunidades rurais de Itapereira e Jarilândia são as mais atingidas até o momento. Há famílias desalojadas e sendo levadas para a casa de parentes na região do Cajari.
Alguns serviços estão inviabilizados, como o fornecimento de água da Companhia de Água e Saneamento do Amapá (Caesa). Outra situação preocupante é o fornecimento semanal de água da prefeitura ao Bairro Santa Clara, onde a demanda dobrou.
Para atender os moradores afetados, o Município informou que está mobilizando os órgãos municipais e convocando voluntários. A coordenação local da Defesa Civil também deverá realizar campanha para arrecadar recursos que ajudem a amparar as vítimas da situação.
A Defesa Civil Estadual também dá apoio à prefeitura e já se encontra em Vitória do Jari para traçar ações que serão desenvolvidas com outros órgãos estaduais.
Elevação
Em Vitória do Jari, o nível normal varia entre 2,80m e 3m e, até o momento, oscila entre 3,35m e 3,40m. O município é banhado pelos rios Muriacá, Cajari, Jari e Amazonas.