Vitória do Jari decreta situação de emergência

Casas, escolas, estabelecimentos e ruas foram afetados nas áreas urbana e ribeirinha do municípios
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Após a elevação de 30 cm do nível das águas afetar 6 bairros e 24 comunidades ribeirinhas, a prefeitura de Vitória do Jari decretou situação de emergência no município, localizado ao sul do Amapá.

O prefeito em exercício da cidade, José da Assunção Ferreira Câmara, emitiu o documento oficializando a situação na terça-feira (21), quando a inundação deixou a mobilidade na principal via do município comprometida e ruas submersas.   

Ruas da cidade foram invadidas pelas águas. Fotos: Dalton Pacheco

Escolas e o transporte também foram afetados diante do avanço das águas. Em algumas residências há perdas de eletrodomésticos e móveis.

As comunidades rurais de Itapereira e Jarilândia são as mais atingidas até o momento. Há famílias desalojadas e sendo levadas para a casa de parentes na região do Cajari.

Alguns serviços estão inviabilizados, como o fornecimento de água da Companhia de Água e Saneamento do Amapá (Caesa). Outra situação preocupante é o fornecimento semanal de água da prefeitura ao Bairro Santa Clara, onde a demanda dobrou.

Para atender os moradores afetados, o Município informou que está mobilizando os órgãos municipais e convocando voluntários. A coordenação local da Defesa Civil também deverá realizar campanha para arrecadar recursos que ajudem a amparar as vítimas da situação. 

Elevação chegou até a área urbana do município

A Defesa Civil Estadual também dá apoio à prefeitura e já se encontra em Vitória do Jari para traçar ações que serão desenvolvidas com outros órgãos estaduais. 

Elevação

Em Vitória do Jari, o nível normal varia entre 2,80m e 3m e, até o momento, oscila entre 3,35m e 3,40m. O município é banhado pelos rios Muriacá, Cajari, Jari e Amazonas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!