Após escândalo do “auxílio-reclusão”, INSS do Amapá diz que concessão é rigorosa

Instituto afirmou que renova confiança em seus servidores, apesar de vários deles terem sido intimados a prestar depoimento
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Três dias depois da Operação “Ex Tunc” ter desarticulado uma quadrilhava acusada de fraudes na concessão do “auxílio-reclusão”, a gerência executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Amapá se manifestou a respeito do assunto. Em nota, o órgão garantiu que foi surpreendido pela operação, mas que segue critérios rigorosos para conceder o benefício.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam fraudes que podem ultrapassar os R$ 12 milhões. O grupo, com ramificações em cartórios, no Iapen e no INSS, entre outros órgãos, conseguia a aprovação até de pagamentos retroativos a famílias de presos, como o caso mostrado esta semana pelo Portal SN.

Entre dezenas de benefícios, o inquérito apura o pagamento de meio milhão de reais à esposa de um preso. Ela não sabia que estava sendo usada como laranja, mas ainda recebeu R$ 6 mil que acreditava ter direito. O restante teria sido dividido pela quadrilha que o MPF afirma ser liderada pelo advogado Edir Cardozo Júnior, que está preso preventivamente.

No dia 29, policiais cumpriram 120 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva em endereços ligados a familiares de presos, servidores públicos e do advogado, incluindo dois escritórios de atendimento do INSS.

O instituto se disse surpreso com a operação que apreendeu documentos e notificou servidores que analisam os processos a prestar depoimento, mas garantiu que procura seguir normas criteriosas norteadas por duas leis de 1991 e 1999 para avaliação dos pedidos de benefícios.

“(…) E ainda que todos os servidores do INSS/AP contam com o apoio técnico das áreas responsáveis pela uniformização de normas e procedimentos, visando a diminuição de erros de análise”, comentou.

Uma das seis agência do INSS no Amapá: critérios definidos em duas leis. Foto: André Silva/Arquivo SN

O INSS ainda puxou para si o mérito sobre o início das investigações.

“(…) Ação se originou a partir de denúncia encaminhada pelo INSS a Polícia Federal, a partir de fatos detectados pelos servidores das unidades de atendimento que passaram a notar indícios de fraude em algumas documentações apresentadas, e que a pessoa citada como líder da ação criminosa não pertence ao quadro de servidores do INSS”.

O INSS concluiu afirmando que, até agora, nenhum de seus servidores foi indiciado por suposta participação no esquema, e que confia em seus funcionários na missão de:

 “(…) Garantir proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos, com o objetivo de promover o bem-estar social” e ser reconhecido pela excelência na prestação dos serviços ao cidadão, levando sempre ao conhecimento das autoridades competentes qualquer tipo de irregularidade detectada nas unidades de atendimento”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!