Por LEONARDO MELO
Um assaltante morreu após enfrentar uma equipe de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), companhia do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O confronto ocorreu na noite desta segunda-feira (10), por volta de 21h30, na 28ª Avenida do Conjunto Laurindo Banha, no bairro Novo Buritizal, região sul de Macapá.
Segundo a polícia, o criminoso, identificado como Ernandes Macedo Ribeiro, de 27 anos, seria um ladrão, que se passou por passageiro para poder assaltar um mototaxista. Ele pediu ao condutor para ser levado até a Avenida 26 de Julho, no mesmo bairro, e, na chegada, um outro bandido já estava a espera. Armados, os dois criminosos levaram a motocicleta da vítima.
Os militares do Bope e do 1º Batalhão patrulhavam a região e foram informados do crime. A moto roubada tinha um sistema de localização por GPS. Foi desta forma que os policiais chegaram até os suspeitos. Na chegada da polícia, um dos suspeitos conseguiu fugir, e Ernandes começou a troca de tiros.
Ele correu para atrás de uma casa da área alagada e tentou se esconder debaixo dela. Foi dado o aviso para que se rendesse, mas ele continuou a disparar. Os policiais reagiram e ele terminou baleado.
“Quando nós os cercamos, eles desceram da moto e se dividiram, saindo correndo para áreas de ponte e disparando contra as equipes. Foram quatro disparos que o Ernandes fez antes de ser atingido”.
Como manda o protocolo nesses casos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e conduziu o criminoso até o Hospital de Emergências de Macapá. Ele morreu a caminho da unidade de saúde. A polícia constatou que o criminoso respondia a diversos processos criminais, inclusive, por roubo.
“Ele possuía cinco processos por roubo, sempre com uso de arma de fogo. Era um indivíduo violento”, completou o capital Hércules.
A arma usada na troca de tiros, um revólver calibre 32, com duas munições intactas e quatro deflagradas, foi apresentada à Polícia Civil. A motocicleta roubada foi recuperada. O mototaxista assaltado reconheceu Ernandes como o criminoso que se passou por cliente.