Por SELES NAFES
Mais um hospital especializado em tratamento do câncer em crianças aceitou receber pacientes do Amapá. É o Albert Sebin e Associação Peter Pan, de Fortaleza (CE), onde acontece o Fórum Norte/Nordeste do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. O presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Pereira, é o único amapaense no encontro.
O evento, que termina nesta sexta-feira (28), é promovido pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Instituto Roda da Vida.
São mais de 150 organizações de oncologia reunidas em Fortaleza, entre representantes de entidades privadas, profissionais de saúde e governos. No ano passado, no congresso nacional, mais de 30 temas foram discutidos com 3 mil participantes.
“O objetivo é discutir a política nacional de prevenção do câncer. Como presidente da ONG fiquei honrado de receber o convite para estar junto com esses líderes voltados para a luta para o direito do acesso ao tratamento”, comentou Agenilson Pereira.

Agenilson com a médica Paola Torres (oncohematologista) e Olga Lúcia Freire Maia, dDiretora da Associação Peter Pan, parceira do Hospital Infantil Albert Sebin
Um dos objetivos da ONG é captar vagas em hospitais fora do Amapá para atender as crianças com câncer, já que o tratamento no Estado ainda é muito limitado. Um dos hospitais que mais recebem crianças do Amapá é o Santa Marcelina, em São Paulo.
Contudo, a parceria precisa ser oficializada. Por isso, a aproximação com o Albert Sebin vai precisar também de aval da Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) para se concretizar.