Enem: Candidatos do Amapá terão notas mais valorizadas, anuncia Unifap

Decisão segue exemplo de instituições de outros estados, diz universidade
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

As notas do Enem de quem fez o ensino médio no Amapá valerão mais na Universidade Federal do Amapá (Unifap), a partir deste ano. Na terça-feira (19), o Conselho Universitário aprovou resolução que concederá uma bonificação de 30% para os estudantes que cursaram a integralidade do ensino médio no Estado do Amapá, na mesorregião do Marajó e Almerim (PA).

A medida valerá tanto para estudantes do ensino público quanto privado, e na apreciação do conselho superior a medida teve aprovação unânime.

O objetivo da medida é combater as carências profissionais e no campo da educação no estado, criando uma espécie de preferência e reserva de vagas para candidatos amapaenses.

“O Estado do Amapá ocupa a 24ª posição do Ideb, e isso já é uma discrepância. O Enem oportuniza para todos, você aqui do Amapá pode concorrer a uma vaga no Rio Grande do Sul, por exemplo, e o contrário também, mas os níveis e a qualidade da educação não são as mesmas. Nós precisávamos fazer essa correção. Não há bairrismo, trata-se de um ajuste que a atual administração quer fazer e outras 27 universidades brasileiras já fazem a mesma coisa”, justificou a professora Euda Gomes, pró-reitora de graduação da Unifap.

Pró-reitora Euda Gones: sem bairrismo. Fotos: Marco Antônio P. Costa

A medida já valerá para o próximo processo seletivo da universidade e para a próxima abertura do Sisu, as duas maneiras que o estudante tem para a entrar na Unifap.

Discussão

A ideia foi sendo construída através de diversas reuniões e amadurecimento com escolas de ensino médio, sindicatos, parlamentares e diversos segmentos da sociedade amapaense que convergiram neste propósito.

Como exemplo, as duas primeiras turmas do recente curso de medicina tiveram em suas primeiras colocações estudantes amapaenses. Entretanto, todas as demais turmas tiveram majoritariamente, quase uma totalidade, de estudantes oriundos de outros estados.

Layla Talissa, de 19 anos: preparada, e agora com mais chances

Este é o dado e o exemplo mais emblemático, que fez com que a universidade tomasse essa decisão com o objetivo.

“Estou tentando medicina há dois anos, já tentei aqui e em outros estados, mas é claro que prefiro estudar aqui, perto da minha família e dos meus amigos, então acho que essa medida vai ser muito positiva e estou animada, pois com os 30% de bônus já calculei que minha nota do Enem de 2018 fica bem alta, me dando chances reais de entrar na Unifap”, espera Layla Talissa, de 19 anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!