Os mitos e verdades sobre o surgimento de varizes

O salto alto ainda é uma das principais dúvidas sobre o aparecimento dos vasos. O Portal SelesNafes.com consultou o médico especialista Paulo Serruya, que atende em Macapá, nas redes pública e privada.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Mesmo com o notável avanço da medicina vascular, ainda pairam velhas dúvidas sobre o aparecimento de varizes. Usar salto alto provoca o surgimento daqueles indesejados vasos dilatados e as quase insuportáveis dores? E a musculação, pode estourar vasos sanguíneos? E a depilação, tem a ver? Cremes amenizam as dores? Pode cruzar as pernas?

Estas e uma série de outros questionamento ainda permeiam as cabeças femininas. Sim, o maior interesse no assunto é delas, já que para cada caso de varizes em um homem existem quatro incidências em mulheres, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

Em meio a mitos e verdade, o fato concreto é que se, ao final do dia, você sente como se as pernas pesassem 100 kg e cansaço nelas você pode estar desenvolvendo um problema vascular e o melhor a fazer é procurar um acompanhamento profissional.

Usar o salto alto o dia inteiro pode pressionar demais a panturrilha, o que causa aumento da pressão nos vasos sanguíneos

Para o cirurgião vascular Paulo Serruya, que atende nas redes pública e privada do Amapá, com uma avaliação é possível identificar o início de todo um processo que poderia causar problemas no futuro.

Ele explica que as varizes, geralmente, começam a se apresentar em microvasos até chegar às chamadas “varizes quebradas”, que já são bem mais percebíveis em função do inchaço e da mudança de coloração da pele.

“É o um deposito de substâncias na pele, principalmente uma substancia chamada hemociderina [depleção das hemácias] e pode ocorrer um processo chamado dermatite ocre (escurecimento da pele)”, esclarece o médico.

Segundo o cirurgião vascular Paulo Serruya, com uma avaliação é possível identificar o início de todo um processo que poderia causar problemas no futuro. Fotos: Divulgação

Segundo Serruya, uma das principais causas é a hereditariedade da insuficiência venosa. Outros fatores causadores são o tabagismo, a obesidade, ou mesmo um sobrepeso, e a questão da ergonomia no trabalho.

“Se a pessoa ficar muito tempo sentada ou muito tempo em pé, pode-se prejudicar a circulação sanguínea e por consequência acarretar em problemas de insuficiência venosa. Deve-se ter um escalonamento entre estar em pé e sentado”, explicou.

Ele ressalta que não existe um limite de tempo na literatura médica que previna do surgimento de varizes em razão de uma determinada atividade, mas orienta seus pacientes a intercalar entre ficar sentado e em pé a cada 45 minutos ou uma hora de tempo.

Mitos e verdades

Segundo Serruya, a pergunta mais comum que escuta no consultório é se o sapato de salto alto causa varizes.

“É parcialmente verdade. O salto alto em si não vai causar varizes, mas o uso prolongado pode causar. Mas, por exemplo, usar o dia inteiro pode pressionar demais a panturrilha, o que causa aumento da pressão nos vasos sanguíneos, levando ao aparecimento das varizes. Quanto mais alto o salto, mais pressão exercerá sobre a panturrilha”, revela.

A musculação estimula a circulação

Musculação causa varizes: é mito. Ao contrário, a musculação estimula a circulação, explica o médico. Entretanto, ele ressalta que, no caso de fisiculturistas, o problema pode ocorrer, pois as grandes cargas de pesos aumentam a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno do sangue, o que pode levar ao quadro de insuficiência venosa e ao surgimento de varizes.

Além dessas, que são as principais dúvidas, Serruya também esclareceu sobre outros questionamentos acerca do assunto. Acompanhe:

– Depilação: é mito. Não implica em problemas na circulação dos vasos.

– Cremes amenizam as varizes: é muito mito. Para melhorar as varizes é preciso diminuir o peso, fazer alguma atividade física e consultar um médico especialista regularmente.

– Cruzar as pernas causa varizes: mito demais. Porém, cruzar as pernas por muito tempo pode obstruir o fluxo sanguíneo. O correto é evitar a mesma posição por longo tempo.

– Após a cirurgia de varizes, a pessoa terá a circulação do sangue prejudicada: nada a ver. Após a cirurgia, o sangue deixa de passar pela veia doente, pois ela foi retirada, e a tendência é o desaparecimento das dores.

Foto de capa: Divulgação/Getty Images

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!