Amapá pode aumentar capacidade de cargas no rio Amazonas

Marinha discute estudos com setores econômico e ambiental
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Um evento que começou ontem (23), no Sebrae de Macapá, debate o aumento da capacidade de navegação no chamado “arco lamoso” do rio Amazonas, pelos navios de transporte de cargas. O debate é provocado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), com apoio da Marinha, governo do Estado e entidades do setor econômico.

Ao provar que é possível aumentar a quantidade de cargas nos navios, o Amapá passará a arrecadar mais com a passagem de mercadorias pelo Canal da Barra Norte, principal corredor de exportação entre Macapá, Manaus e o canal do Panamá. Também é passagem para navios com grãos do Centro-Oeste.  

“Esse debate é fundamental para que o Amapá, pela vocação portuária que tem, possa agregar mais conhecimentos e, assim, aumentar a navegabilidade no Canal Norte, que poderia receber navios com maior potencial de cargas. Isso terá reflexos no desenvolvimento do nosso Estado”, registrou o governador Waldez Góes

O calado máximo na Barra Norte do Rio Amazonas é de 11,70 metros, com capacidade para 52 mil toneladas – o equivalente a 2,6 mil caminhões. A estimativa é de que seja possível transportar 10% a mais do que é transportado hoje,

Com maior calado, maior é a capacidade de transportar carga. Foto: Seles Nafes/Arquivo SN

Além de aumentar a arrecadação para o Amapá, o aumento da capacidade de transporte de cargas representa economia para as grandes transportadoras marítimas e fluviais.

“Poucos centímetros de aumento no calado dos navios significam milhares de toneladas adicionais de carga dentro das embarcações que atracam nos portos; milhares de toneladas significam milhões e milhões de reais, e mais do que isso, significam dinamismo econômico, mais emprego, mais renda, desenvolvimento e progresso”, explicou o presidente do Senado.

“A Marinha sabe das potencialidades que o Amapá pode servir ao Brasil, e essa é uma das minhas prioridades, incluí-lo no mapa da logística nacional e conseguir um comprometimento da nossa Marinha com essa causa. O reconhecimento da importância desse seminário é o marco inicial de uma nova etapa na rota de desenvolvimento do nosso estado”, acrescentou. 

Debate foi provocado pelo presidente do Senado. Foto: Ascom/Senado

“Seguindo a orientação do Chefe do Legislativo, agilizamos a nossa participação nesse seminário, pois foi Davi Alcolumbre quem levantou a necessidade de aprimoramento da navegação de lama fluida aqui no Amapá e pediu que trouxéssemos à população nossa visão para discutir caminhos a fim de aumentar a capacidade de cargas na região ”, comentou o comandante da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa Júnior.

Também participaram da abertura do seminário os senadores Randolfe Rodrigues (Rede) e Lucas Barreto (PSD); além do governador do Amapá, Waldez Góes; e o prefeito de Macapá, Clécio Luís. O seminário encerra nesta quarta-feira (24).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!