Erosão engole rua em Macapá

Apesar do risco, motoristas, ciclistas e pedestres insistem em atravessar a estreita via.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Uma imensa erosão está engolindo um trecho da Rua do Canal, no Bairro Pedrinhas, zona sul de Macapá. Apesar do risco, motoristas, ciclistas e pedestres insistem em atravessar a estreita via.

De acordo com moradores, o problema ocorre desde o início do ano. Eles acreditam que seja por causa das grandes embarcações que aportam na outra margem do canal. Segundo observam, como a hélice do barco fica na popa, as manobras para virar a embarcação vêm causando a erosão.

Morando no local há mais de uma década, o autônomo Clemente Valentin da Silva, de 64 anos, diz que já presenciou diversos acidentes na área. Para ele, antes do final do ano todo o asfalto não vai mais existir ali.

“Os barcos fazem as manobras e depois passam veículos pesados com óleo e jogam tudo. Já caíram carros, motos e crianças nesse buraco aí. Só um muro de arrimo para resolver isso. Pode esperar que não dura dois meses esse resto de asfalto. Poxa, aqui estava tão lindo, agora, andamos com medo e correndo risco”, lamentou Valentin.

Morador Clemente Valentin da Silva Foto: Rodrigo Indinho

A reportagem flagrou diversas pessoas se arriscando no perímetro, pela necessidade de trafegabilidade. No grande buraco, é possível notar que até o encanamento já está exposto.

Moradores se arriscam no perímetro Foto: Rodrigo Indinho

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) informou que está realizando o levantamento de dados para realização do projeto de reparo no talude do canal das Pedrinhas. Após visita dos técnicos, foi detectado que o problema de erosão é causado devido o local servir como ponto de manobra de embarcações, o que acaba ocasionando a queda do talude.

Tubulação está exposta no local Foto: Rodrigo Indinho

Apesar do problema, a Semob adiantou que, no momento, não há recursos suficientes para realizar o revestimento do canal.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!