Inutilizado, Trapiche Eliezer Levy deixa turistas decepcionados

Localizado na orla de Macapá, Trapiche é um dos principais pontos turísticos do Amapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Fundado na década de 1940 e reinaugurado em 2018, o Trapiche Eliezer Levy deveria ser um dos pontos turísticos mais visitados do Amapá, mas a realidade é outra. Localizado na orla de Macapá e banhado pelo majestoso Rio Amazonas, desde o ano passado o local foi interditado para visitações e encontra-se abandonado pela empresa que deveria administrá-lo.

Restos de construção dão o aspecto de abandono

Logo na entrada há um aviso, riscado à caneta, com a palavra “interditado”. O bondinho está desativado por falta de manutenção. No local, não há nenhum vigilante fazendo a segurança do patrimônio que pertence ao Estado. Ficou só a cadeira que era utilizada pelo segurança, e que também se acaba com a ação do tempo.

Na estrutura do que já foi um restaurante na ponta do Trapiche, parte do telhado…

… desabou e virou lixo acumulado no local. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

O espaço onde funcionava uma sorveteria, aparentemente, está intacto, mas sem utilidade. Já no ambiente onde funcionava o restaurante, no final do trapiche, vidraças e telhas estão quebradas, parte do forro desabou, banheiros e portas foram depredados.

Tudo isso acabou desanimando a professora universitária Cristianne Cordeiro, de 55 anos, que veio de Londrina (PR), para visitar amigos, familiares e conhecer os pontos turísticos de Macapá.

Bondinho parado e…

… estrutura de segurança comprometida

Turista Cristianne Cordeiro: “O que me deixa triste é que, aqui, existem vários pontos turísticos que precisam de um cuidado especial”

“Achei uma graça você ter um teleférico para entrar no rio, isso é legal para nós que não temos essa possibilidade de ver o Amazonas. O que me deixa triste é que, aqui, existem vários pontos turísticos que precisam de um cuidado especial. Se melhorar, o turista vem para o Amapá, que é lindo”, opinou.

Nova administração

Em janeiro de 2018, o trapiche foi reinaugurado e passou a se chamar Píer Rio Amazonas. A mudança no processo de gestão do local ocorreu depois que o Governo do Amapá realizou uma chamada pública, em 2017. No processo, a empresa M & C Ltda ME foi a vencedora e dividiu em três etapas a reabertura do Trapiche.

A primeira foi a reinauguração da sorveteria com um conceito diferenciado para lazer, o café coworking. Posteriormente, um restaurante seria inaugurado no píer. A última fase tornaria o ponto turístico em referência para navios cruzeiros internacionais, o que não ocorreu.

Ficou foi só a cadeira que era utilizada por um vigilante

Aviso improvisado aos turistas e visitantes na entrada

Governo do Amapá

O governo do Estado do Amapá informou que nesta terça-feira (2) haverá uma reunião entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a empresa que administra o espaço. Só após isso a pasta irá se posicionar.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!