Morre Nando, a poderosa voz dos Cometas

Músico e odontólogo estava morando na Casa da Hospitalidade, onde passou os últimos dias de vida
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A voz continuava poderosa, mas o corpo já não acompanhava a intensidade do timbre, especialmente por causa do diabetes. Depois de viver os anos dourados dos bailes de Macapá, os últimos dias de Nando, vocalista do conjunto Os Cometas, foram na Casa da Hospitalidade, onde morreu no início desta terça-feira (30), aos 74 anos.

“O Nando era o incentivador. Organizava o repertório, e nas festas ficava na coordenação. Ele sempre animava no palco. Era tudo para nós”, lembra Roberval, primeiro baterista e criador do grupo.  

Junto com Espíndola, Assunção, Muscula, Roberval, Luís e Pedro, Nando participou da criação dos Cometas, em 1962. O primeiro baile em que tocaram foi em 1963, na sede do Macapá Esporte Clube. Os amigos eram menores de idade, e integrantes da banda da Escola Industrial de Macapá, colégio onde os alunos entravam às 6h e tinham aulas até às 19h.

O grupo foi incentivado pelo lendário Mestre Oscar, que aprovou a ideia do nome do grupo logo de cara, fazendo até uma comparação.

“Eu estava na Praça do Barão deitado quando vi um meteorito passando. Levei o nome Os Cometas para o Mestre Oscar, que aplaudiu dizendo que o nome indicava que seríamos astros”, lembra Roberval.

Contudo, depois de tocar nos principais bailes do Amapá, Os Cometas deram um tempo quando vários integrantes decidiram sair do Estado para estudar fora. Nando foi um deles. Carlos Fernando Morais, nome completo dele, formou-se em odontologia e pedagogia. Roberval, por exemplo, virou piloto de avião.

Em 1962. Foto: Acervo Blog Porta Retrato

Heloísa Melém integrou o grupo entre 2010 e 2016

A última vez que o conjunto Os Cometas tocou com seus integrantes originais foi há 3 anos.

“Era uma pessoa muito querida”, definiu Heloísa Melém, vocalista que acompanhou o grupo entre os anos de 2010 e 2016.

Apesar de ter filhos, Nando estava vivendo sozinho, e no ano passado foi convidado para morar na Casa da Hospitalidade, em Santana.

Grupo teve várias formações e tocou nos principais bailes do Amapá. Foto: Acervo Blog Porta Retrato

Ontem à noite, ele tomou os medicamentos de sempre e deitou-se para dormir. Por volta das 6h30min de hoje, funcionários perceberam que ele estava morto.

O velório está ocorrendo na casa da Hospitalidade, e o sepultamento será em Santana no período da tarde. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!