Pistoleiro do RN é preso no Amapá durante ação da Polícia Civil

Teófilo foi preso em uma propriedade rural, atrás do Parque de Exposição da Fazendinha, a 14 km do centro de Macapá. Ele trabalhava como caseiro no local
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

A Polícia Civil do Amapá prendeu um homem procurado no Rio Grande do Norte (RN), apontado como autor de uma série de execuções no interior do estado nordestino.

Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (17) por agentes da 7ª Delegacia de Polícia da Capital, que participam da Operação Rapina, deflagrada desde as primeiras horas da manhã pela polícia amapaense, para cumprir 50 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão.

Momento da chegada de Teófilo no Ciosp do Pacoval. Fotos: Olho de Boto/SN

De acordo com o delegado Leonardo Leite, da 7ª DP, Teófilo Dantas Fonseca, de 29 anos, natural de Açu (RN), era procurado há vários anos pela polícia norte-rio-grandense. Ele foi preso em terreno rural, localizado atrás do Parque de Exposição da Fazendinha, a 14 km do centro de Macapá.

Teófilo estava trabalhando como caseiro na propriedade, conforme o delegado Leonardo. O suposto pistoleiro estava com mandado de prisão referente a uma condenação de homicídio, ocorrido em 2010.

“Foi complicado cumprir este mandado, porque o terreno é muito grande. Tivemos que entrar por trás do terreno para fazer o cerco e não permitir que ele fugisse”, contou o delegado.

Além de Teófilo, outros procurados de Justiça foram presos pela Polícia Civil do Amapá

Segundo ele, a Polícia Civil do RN já havia emitido um alerta para todas as polícias da Região Norte do Brasil, de que Teófilo poderia estar se escondendo em um dos estados amazônicos. A polícia amapaense começou a investigar e o localizou às vésperas da operação.

“Segundo a polícia de lá [do Rio Grande do Norte], ele [Teófilo] é um dos maiores pistoleiros da região”, reforçou Leonardo Leite.

O delegado revelou, ainda, que no momento da abordagem policial, ele apresentou uma identidade falsa, que continha o nome de um irmão. Mas a polícia descobriu a falsificação.

No Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval, Teófilo alegou que foi condenado injustamente e negou a prática de pistolagem.

Ele deverá ser encaminhado, primeiramente, ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde aguardará transferência de volta ao RN para o início do cumprimento da pena e responderá pelos outros processos.

Operação

Teófilo foi preso durante a Operação “Rapina”, deflagrada na manhã desta quarta-feira. A ação policial ocorre na capital e nos interiores do Estado, com a finalidade de cumprir 50 mandados de prisões, a maioria por roubo – além de homicídio e estupro.

Delegado Fábio Araújo, chefe da Operação Rapina

De acordo com o delegado Fábio Araújo, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), e chefe da operação, os mandados são de investigações criminais em andamento e de execução penal.

Outros 10 mandados de busca e apreensão tem objetivo de instruir, com provas, os autos de inquéritos policiais. Até 9h30, 35 prisões, incluindo a do pistoleiro, haviam sido confirmadas.

Logo nas primeiras horas da manhã, 35 pessoas foram presas

A ação policial foi batizada de Operação Rapina em alusão aos delitos cometidos de forma violenta.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!