Trecho com apenas ‘filete’ de asfalto transtorna moradores e motoristas

Avenida fica localizada na zona norte de Macapá. Carros disputam a estreita faixa de pavimentação que restou de uma obra inacabada.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Um trecho da avenida Rio Grande do Norte, entre as ruas Guanabara e São Paulo, no Bairro do Pacoval, Zona Norte de Macapá, chateia moradores, pedestres e condutores de veículos. A situação é, no mínimo, inusitada.

Há apenas um filete de asfalto, uma faixa estreita, bem no meio da avenida. A largura da capa asfáltica é suficiente para que um carro siga viagem por cima dele. O problema é que a via é de mão dupla. Aí está pronta a confusão.

As beiradas da via estão cheias de obstáculos colocados pelos moradores para…

… redução da velocidade e contenção da poeira. Fotos: Marco Antônio P.Costa/SN

Como não há nenhum tipo de sinalização e as beiradas da via estão cheias de obstáculos colocados pelos moradores para redução da velocidade e contenção da poeira, sai da estreita faixa asfáltica quem desiste primeiro.

Parece um desafio de filmes da década de 80, no qual dois carros ficavam de frente e os motoristas aceleravam um de encontro ao outro. Perdia o motorista que fugisse da colisão entre os carros. Assim acontece na Rio Grande do Norte. Sempre que dois veículos transitam em sentidos opostos na fina faixa, alguém tem que ceder.

Os moradores contam que o problema está se aproximando de fazer aniversário de um ano. Em setembro de 2018, máquinas da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) tiraram o asfalto existente para fazer o recapeamento.

O argumento dado aos moradores é que se tratava de uma via de acesso ao novo aeroporto – que estava em fase de conclusão de obra –, por isso, a via seria passaria por melhorias. A promessa foi levada pela poeira.

Eleutério: “Estou aqui tirando a poeira, porque não tá fácil”

“Estou aqui tirando a poeira, porque não tá fácil. Essa parte da rua nem precisava dessa obra, mexeram e agora está desse jeito”, declarou o morador Eleutério Soares Jardim, de 72 anos, aposentado.

A reclamação dos moradores também passa pela cobrança de saneamento, de colocação de galerias de águas pluviais ou outro tipo de escoamento para a água que transborda nas chuvas do inverno amazônico.

Na esquina da avenida com a Rua Guanabara, os buracos trazem perigos e são constante motivo de acidentes

“O asfalto era pra ter sido na São Paulo toda, que está bem ruim. Fizemos uma manifestação semana passada, queríamos que resolvessem o problema da inundação, mas agora nem uma coisa, nem outra, só poeira e perigo pra gente”, lamentou Marcelo Pestana, 44 anos, trabalhador de uma borracharia do perímetro.

Na esquina da avenida com a Rua Guanabara, os buracos trazem perigos e são constante motivo de acidentes.

Setrap

A Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) informou que a pavimentação da Rio Grande do Norte, no bairro Pacoval, será retomada nos próximos meses, assim que a empresa contratada para o serviço concluir a duplicação da Avenida 13 de Setembro, obra em andamento no Bairro Buritizal, zona sul de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!