Após quase uma semana sem água no Centro, moradores relatam sujeira

Caesa afirmou que normalização está próxima e moradores relatam que água que começa a chegar está suja
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Desde a segunda-feira (5), moradores da área central de Macapá, dos bairros do Centro, Laguinho, Jesus de Nazaré e partes do Pacoval estão com dificuldades de encontrar água nas suas torneiras. O problema é que uma das bombas de distribuição da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) queimou e sua manutenção está demorando mais que o previsto.

Para resolver o problema do abastecimento, na quinta-feira (08), os técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) iniciaram o procedimento que chamaram de “manobra”.

Sem água na torneira, louça acumula na pia em casa no Centro. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

A manobra foi efetuada na caixa d´água próxima à Catedral de São José de Macapá, na Rua General Rondon, entre as avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas, e consistiu deslocar, parcialmente, o fluxo de água que abastece à zona norte da cidade.

“Essas adutoras caminham juntas até o reservatório de perto da catedral, de lá a do centro interliga no reservatório da catedral e a outra segue pra zona norte. Colocamos uma tubulação entre as duas, conectamos elas e colocamos um registro. Abrimos um pouco esse registro e a água que ia pra zona norte começou a normalizar o centro”, explicou João Paulo Monteiro, diretor técnico e operacional da Caesa.

João Paulo Monteiro (Caesa): uso parcial de abastecimento da zona norte começa a normalizar situação no Centro. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Os técnicos garantem que a ação, além de resolver a maior parte do problema, em nada prejudicou o abastecimento da zona norte da capital, que conta com uma reserva de água considerável.

Escolas e hospitais foram atingidos

A área central da cidade além de contar com milhares de residências também concentra muitos órgãos públicos e o problema afetou serviços durante a semana. O Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal), por exemplo, teve que ser abastecido por caminhões dos bombeiros. Escolas estaduais tiveram aulas canceladas e a Secretaria Estadual de Educação (Seed) informou que essas aulas serão repostas futuramente.

Companhia avalia que serviço será normalizado nesta sexta. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Água suja

Nos poucos momentos em que a água chegava nas torneiras, a cor da mesma assustou moradores que encheram as redes sociais com fotos e imagens. A quantidade de sujeira deu à água uma coloração marrom (foto de capa enviada por um internauta), suja e imprópria para o uso.

Sobre a sujeira, a Caesa informou que toda vez que há interrupção por longo período no fornecimento de água, é normal que entre a sujeira, pois quando seca a rede ocorre a subpressão, uma espécie de vácuo que puxa sujeira para dentro da rede. Entretanto, os técnicos afirmam que em algumas horas o problema é normalizado.

A Caesa tem a expectativa de que até as 22h desta sexta-feira (09) a bomba já esteja recuperada e em funcionamento e, assim, que o problema já esteja 100% resolvido.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!