Por RODRIGO ÍNDIO
Um ato pela vida. O Banco de Leite Humano, do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) realizou nesta quarta-feira (1) uma blitz educativa que marcou o início da campanha anual de aleitamento materno ‘Agosto Dourado’. A abertura oficial da semana mundial ocorrerá no próximo sábado (3), no Museu Sacaca.
Buscando chamar a atenção da população e com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância e os benefícios da amamentação, foram distribuídas cartilhas com orientações sobre o assunto. A blitz educativa no cruzamento da Rua Jovino Dinoá com a Avenida FAB, no Centro de Macapá.
Segundo Darcineyde Dias, coordenadora do Banco de Leite, o número de doações ainda é baixo e não supre toda a demanda prioritária de bebês que estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em tratamento na maternidade Mãe Luzia.
“Existem bebês que estão em tratamento há muito tempo e as mães já não tem tanta produção porque não tem o bebê todo tempo mamando no seio como, geralmente, deveria ser. Então, a gente pede sempre o apoio de outras mães, porque a gente gostaria de atender a todos os bebês que estão em tratamento, para que se recuperem mais rápido”, disse a coordenadora.
Darcineyde contou ainda que tem um sonho e para que ele se realize ela precisa da ajuda da população.
“O nosso sonho é atender toda a maternidade Mãe Luzia e para esse sonho se realizar precisamos de mais doadoras. Nos ajudem a salvar vidas”, ponderou Darcineyde.
Grávida de oito meses da pequena Joana, a dona de casa Gleyci Silva, de 33 anos, está em uma gestação de alto risco. Ela falou da importância da campanha.
“É importante para tirar as dúvidas das mães que pensam que o leite vai acabar. Aprendi que não vai. A pessoa colabora com a saúde da criança. Já estou pensando em doar, porque se eu precisar, sei que terei esse apoio. Quem tem muito leite, oriento a vir aqui”, sugeriu.
As interessadas em doar podem procurar o Banco de Leite, que funciona 24 horas por dia, no prédio do Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida FAB, ou mandar uma mensagem para o número (96) 98115-8018 para agendar uma visita até sua casa.
A abertura oficial da semana mundial do aleitamento materno ocorrerá no próximo sábado (3), às 14h30, no Museu Sacaca. O evento contará com ‘mamaço’, sessão de fotos, sorteios, música e uma vasta programação.
Importância do leite materno
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.
Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras.
Na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região que também é favorecida pela deglutição.
É recomendado que a amamentação ocorra até os dois anos de idade e também que, nos primeiros seis meses, a criança receba apenas o leite materno, sem necessidade de complementação.