Banco de Leite Humano faz campanha para aumentar número de doadoras

A blitz educativa no cruzamento da Rua Jovino Dinoá com a Avenida FAB, no Centro de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Um ato pela vida. O Banco de Leite Humano, do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) realizou nesta quarta-feira (1) uma blitz educativa que marcou o início da campanha anual de aleitamento materno ‘Agosto Dourado’. A abertura oficial da semana mundial ocorrerá no próximo sábado (3), no Museu Sacaca.

Buscando chamar a atenção da população e com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância e os benefícios da amamentação, foram distribuídas cartilhas com orientações sobre o assunto. A blitz educativa no cruzamento da Rua Jovino Dinoá com a Avenida FAB, no Centro de Macapá.

Campanha ocorreu na esquina da Maternidade Mãe Luzia. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Segundo Darcineyde Dias, coordenadora do Banco de Leite, o número de doações ainda é baixo e não supre toda a demanda prioritária de bebês que estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em tratamento na maternidade Mãe Luzia.

“Existem bebês que estão em tratamento há muito tempo e as mães já não tem tanta produção porque não tem o bebê todo tempo mamando no seio como, geralmente, deveria ser. Então, a gente pede sempre o apoio de outras mães, porque a gente gostaria de atender a todos os bebês que estão em tratamento, para que se recuperem mais rápido”, disse a coordenadora.

Darcineyde Dias, coordenadora do Banco de Leite

Darcineyde contou ainda que tem um sonho e para que ele se realize ela precisa da ajuda da população.

“O nosso sonho é atender toda a maternidade Mãe Luzia e para esse sonho se realizar precisamos de mais doadoras. Nos ajudem a salvar vidas”, ponderou Darcineyde.

Grávida de oito meses da pequena Joana, a dona de casa Gleyci Silva, de 33 anos, está em uma gestação de alto risco. Ela falou da importância da campanha.

Foram distribuídas cartilhas com orientações sobre o assunto

“É importante para tirar as dúvidas das mães que pensam que o leite vai acabar. Aprendi que não vai. A pessoa colabora com a saúde da criança. Já estou pensando em doar, porque se eu precisar, sei que terei esse apoio. Quem tem muito leite, oriento a vir aqui”, sugeriu.

As interessadas em doar podem procurar o Banco de Leite, que funciona 24 horas por dia, no prédio do Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida FAB, ou mandar uma mensagem para o número (96) 98115-8018 para agendar uma visita até sua casa.

Darcineyde: “Nos ajudem a salvar vidas”

A abertura oficial da semana mundial do aleitamento materno ocorrerá no próximo sábado (3), às 14h30, no Museu Sacaca. O evento contará com ‘mamaço’, sessão de fotos, sorteios, música e uma vasta programação.

Importância do leite materno

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.

Cartilha tem informações sobre os benefícios da amamentação

Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras. 

Na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região que também é favorecida pela deglutição.

É recomendado que a amamentação ocorra até os dois anos de idade e também que, nos primeiros seis meses, a criança receba apenas o leite materno, sem necessidade de complementação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!