Chuvas: tanques transbordam e mais de 10 mil tambaquis fogem para lago

Prejuízo atingiu famílias de piscicultores e agricultores do Quilombo do Mel
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Em 40 anos, os moradores do Quilombo do Mel, comunidade afrodescendente na zona rural de Macapá, nunca tinham visto chuvas tão intensas como neste ano. Pelo menos não a ponto de fazerem transbordar os tanques de criação de peixes, resultando em perda total para as famílias de piscicultores.

O fenômeno ocorreu em abril, mas só neste domingo (4) a comunidade divulgou ao Portal SelesNafes.Com durante a cobertura de uma festa tradicional do vilarejo, situado a 30 km de Macapá pela BR-210.

As chuvas foram tão intensas que os tanques transbordaram e foram ligados ao lago que banha a bela região. Toda a criação de tambaquis e pirarucus fugiu, deixando no prejuízo pelo menos 10 famílias.

A estimativa é de que 10 mil tambaquis tenham escapado para o lago, alguns com cerca de 5 quilos, e que estavam prestes a ser retirados para comercialização. E não foram apenas tambaquis.

“Um dos criadores tinha mais de 30 pirarucus, muito grandes. Todos escaparam”, relatou o apicultor Eliseu Cirilo de Souza, que não chegou a ter a criação de abelhas prejudicada porque as colmeias ficam longe do chão. 

Ao fundo, barreiras colocadas pelos criadores não surtiram efeito. Fotos: Seles Nafes

…lago para onde os peixes fugiram

Colmeias não foram afetadas

Os piscicultores não tiveram a mesma sorte. Eles ainda tentaram impedir a fuga dos peixes construindo barreiras e instalando telas ao redor dos tanques, mas o transbordamento foi mais rápido.

O prejuízo não foi apenas na piscicultura. Plantações de hortaliças, mandioca e pastos foram alagados.

Refeitos do susto, os valentes moradores do Quilombo do Mel retomam aos poucos as atividades. O piscicultor Calvino Souza, por exemplo, comprou cerca de 500 alevinos que já começaram a crescer no tanque da família.

“Está dando para retomar porque a água baixou. Essa cheia foi muito grande. Eu nunca tinha visto tanta em toda a minha vida”, lembra ele.

Calvino: nunca tinha visto tanta água

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!